Limpeza subaquática | SulSub

Mais de vinte mergulhadores recolheram uma tonelada de lixo marinho em São Luís, na costa oeste da península de Troia, numa ação realizada no dia 18 no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira.


A iniciativa, promovida pela SulSub – Associação Náutica e Subaquática do Sul, responsável pela gestão do Centro Municipal de Atividades Subaquáticas de Setúbal, visou sensibilizar para a necessidade da preservação do ecossistema marinho.

A limpeza, realizada com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, envolveu 60 voluntários, incluindo pescadores de Setúbal e de Sesimbra e 23 mergulhadores, que recolheram 1.200 quilos de resíduos provenientes da pesca, como covos, redes e cabos, alguns com mais de vinte anos, contribuindo, neste caso, para o alívio da pressão exercida pelos materiais perdidos involuntariamente durante a atividade piscatória.

A ação, com os contributos das embarcações de pesca “Filipe e Flávia”, “Salmão” e “Sudoeste” e a semirrígida de apoio da SulSub “Sanafir”, permitiu ainda encontrar animais marinhos enredados vivos, como ouriços, estrelas-do-mar, ofiúros e haliotis, que foram devolvidos ao mar.

A embarcação municipal Maravilha do Sado esteve fundeada na zona de São Luís para dar apoio aos mergulhadores e proporcionar o regresso a Setúbal.

A ação, com a duração de seis horas, contou, ainda, com o apoio da Docapesca, empresa que encaminhou para reciclagem os lixos recolhidos, no âmbito do projeto “A Pesca por um mar sem lixo”.

Autoridade Marítima Nacional, Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, Liga para a Proteção da Natureza e Fundação Oceano Azul foram as restantes entidades envolvidas na ação.