A gastronomia é um dos pontos mais fortes do certame, apresentado no dia 28 à comunicação social, na Casa da Baía. A SetFesta conta com o envolvimento de dez coletividades de ambas as freguesias e que estão responsáveis por outros tantos pavilhões de petiscos.

“O orçamento anda à volta dos 20 mil euros. Apesar das dificuldades, todos os anos se faz esta festa”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia da Anunciada, José Manuel Silva, acrescentando que a SetFesta tem também o objetivo de angariar fundos para o movimento associativo local.

O presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria da Graça, Fernando Paulino, explicou que, ao contrário do habitual, este ano a Câmara Municipal não é promotora do evento. “Passa a apoiar a iniciativa. Isto sem qualquer tipo de crítica [da organização]. Se não estou em erro, esta também era a única festa em que a Câmara era promotora. Trata-se, por isso, de uma questão de equidade”.

O diretor do Departamento de Cultura, Educação e Desporto da Câmara Municipal, Luís Liberato, em representação da presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, sublinhou que, apesar do ajuste organizativo da SetFesta, a Câmara de Setúbal “acaba sempre por apoiar este tipo de evento”.

Luís Liberato salientou igualmente que está convencido “de que a SetFesta vai ser outro sucesso”, até porque se realiza “num local muito querido e procurado pelos setubalenses”, o Largo José Afonso.

O certame, organizado pelas juntas de freguesia da Anunciada e de Santa Maria e pela ACOES – Associação do Carnaval e Outros Eventos de Setúbal, foi inaugurado no dia 1, ao fim da tarde, com uma cerimónia que incluiu o hastear das bandeiras das entidades participantes e a atuação da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal.

A SetFesta conta ainda com três pavilhões institucionais, da Câmara Municipal, do Núcleo de Fuzileiros da Região de Setúbal e do Vitória Futebol Clube, assim como com 11 espaços de promoção e venda de artesanato e produtos típicos da região.

A entrada no recinto é gratuita e, embora não esteja definido um horário fixo para abertura dos pavilhões, os primeiros petiscos devem começar a ser servidos pelas 16h00, dependendo da iniciativa de cada coletividade.

Em 2010, o certame, de acordo com informações divulgadas nesta conferência de imprensa, teve cerca de 80 mil visitantes, estatística que os organizadores referem como indicadora da importância do evento.

A abertura do VII Festival de Bandas Filarmónicas da Cidade de Setúbal, organizado pela Câmara Municipal e pela Sociedade Musical Capricho Setubalense, marcou, a partir das 21h30, no dia inaugural, o início do programa de espetáculos da SetFesta. Seguiu-se o grupo Os Alcorrazes, a partir das 22h30. A primeira noite terminou com um baile conduzido, a partir das 24h00, por André Patrão.

Para o dia 2 a agenda de espetáculos incluiu, a partir das 21h30, o 35.º Festival Nacional de Folclore, uma organização do Rancho Folclórico de Praias do Sado, sendo que, no dia 3, atuou, às 22h00, o grupo “Samba e Pagode”.

Jorge Nice sobe ao palco no dia 4, pelas 22h00, a mesma hora a que têm início os concertos do dia 5, de Quim Gouveia, do dia 6, do grupo de música popular Banza, e do dia 7, de Augusto Canário/Cantares do Minho à Desgarrada.

A Orquestra Ligeira da Quinta do Anjo atua no dia 8, também às 22h00, seguindo-se um baile, à meia-noite, com Actual Band.

Para o dia 9, às 21h30, está reservada a terceira edição do concurso “Miss & Mister Facebook Portugal 2011”, terminando o serão com um baile, às 24h00, conduzido por João Carlos.

Para o último dia da SetFesta, 10 de julho, está agendado um concerto, com início às 22h00, dos Irmãos Cabanas.