Exposição "Eusébio Calafate" na Biblioteca de Setúbal

A vida e obra do autor setubalense António Maria Eusébio, conhecido como “Calafate”, está em destaque numa exposição biobibliográfica patente ao longo de agosto na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.


“Eusébio Calafate”, mostra organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, divulga, desde o dia 1 de agosto, este poeta e cantor popular setubalense, cuja obra ajuda a retratar a evolução do burgo local.

A exposição dá a conhecer “Calafate”, também apelidado de “Cantador de Setúbal”, numa vertente bibliográfica, através do espólio existente na Biblioteca Pública, e numa biografia em vídeo.

António Maria Eusébio, nascido em 1819, foi calafate de profissão e um carismático autor popular que, embora simples e iletrado, relatou em poemas e cantigas o desenvolvimento setubalense na transição do século XIX para o século XX.

A mostra dedicada a este setubalense, falecido em 1911, tem entrada gratuita e está na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal até 31 de agosto, aberta a visitas de segunda a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

A exposição “Eusébio Calafate” integra o ciclo “Autor do Mês”, de realização mensal, que destaca personalidades locais e nacionais na área da literatura.