Hastear da Bandeira comemorativa dos 25 anos da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis - vereador Pedro Pina

Setúbal hasteou na manhã do dia 31 de outubro, nos Paços do Concelho, a bandeira da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, num momento simbólico em que o vereador Pedro Pina destacou a importância da valorização da saúde para o desenvolvimento do território.


“A saúde é hoje uma dimensão incontornável da vida dos municípios. Setúbal não foge à regra e está a pautar o seu trabalho também por esse caminho, encontrando estratégias para valorizar a qualidade de vida de todos os munícipes”, disse o autarca na iniciativa que integra as comemorações dos 25 anos da rede à qual o município sadino pertence desde 2002.

O programa comemorativo contempla um conjunto de atividades nos 66 municípios que compõem esta plataforma que, de acordo com Pedro Pina, “pauta o seu trabalho pela valorização dos territórios e da importância que a componente da saúde tem para o desenvolvimento dos municípios portugueses”.

Em Setúbal, além do hastear da bandeira comemorativa dos 25 anos da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis nos Paços do Concelho, realiza-se um conjunto de atividades no âmbito do programa municipal “Desportivamente em (Re)Forma”, dirigido à população sénior.

“Ao longo dos anos temos vindo a construir uma oferta muito diversificada para promoção da saúde. O Desportivamente em (Re)Forma é uma das componentes mais importantes desta estratégia”, destacou o vereador com o pelouro da saúde.

Este programa da Câmara Municipal de Setúbal contempla “uma oferta diversificada de atividades que contribui para a melhoria da qualidade da população sénior” do concelho e “envolve agentes do movimento associativo das cinco freguesias do concelho”.

O programa associou-se às comemorações dos 25 anos da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis com a realização de atividades de ginástica, chi kung e boccia nos polos de Azeitão, do Vitória Futebol Clube, das Manteigadas e das Pontes.

Sessões de hidroginástica, dança e equilíbrio são outras atividades que integram o programa “Desportivamente em (Re)Forma” que envolve, atualmente, a participação de cerca de oito centenas de cidadãos maiores de 65 anos.

A iniciativa visa a promoção de uma atividade física moderada, acompanhada por profissionais e adaptada às necessidades, motivações e condições psicomotoras e fisiológicas da população sénior.

O resultado é a promoção do aumento da qualidade de vida através da criação e manutenção de hábitos saudáveis, a que se junta o combate ao isolamento que caracteriza muitas vezes a população desta faixa etária.