Setúbal partilha exemplos ambientais no âmbito do Pacto de Autarcas

Setúbal partilhou com o município espanhol de Ponferrada um conjunto de estratégias e ações desenvolvidas que desenvolve na área da Ação Climática, fruto de uma mentoria realizada no âmbito do Pacto de Autarcas para a Energia e Clima.


A mentoria prestada a Ponferrada, território localizado na comunidade autónoma de Castela e Leão, proporcionou a realização de três sessões de trabalho em que técnicos de Setúbal partilharam conhecimentos e experiências resultantes de várias ações desenvolvidas localmente para ajustar o concelho português aos desafios colocados pelo clima.

As sessões, realizadas em plataforma digital, devido à pandemia, com início em 2021 e concluídas no dia 27 de janeiro de 2022, são o resultado prático da adesão dos dois municípios ao Programa de Aprendizagem entre Pares, do Pacto de Autarcas para a Energia e Clima.

Das 138 candidaturas apresentadas ao projeto, foram aceites 19, entre as quais a de Setúbal.

Estratégia na educação ambiental, criação da marca “Setúbal em Bom Ambiente”, instalação na rede de iluminação pública, bem como na de semaforização rodoviária, de tecnologia LED, e implementação de sistema de autoconsumo fotovoltaico em escolas do concelho foram algumas das medidas realizadas no concelho sadino e que foram partilhadas com os técnicos de Ponferrada.

Setúbal compartilhou, ainda, resultados do projeto municipal “Selo Verde” e análises à gestão de resíduos, em especial no sistema de recolha seletiva de biorresíduos.

Concluída esta mentoria, é a vez de o município sadino receber, este ano, os conhecimentos de outro concelho europeu em matéria de boas práticas ambientais, nomeadamente, pelo município turco de Karsiyaka.

Setúbal subscreveu o Pacto de Autarcas em 2014, acordo promovido pela União Europeia, posteriormente reformulado para abarcar políticas de mitigação e de adaptação às alterações climáticas, passando, então, a designar-se de Pacto de Autarcas para o Clima e Energia.