Coronavírus Covid-19 | Dia da Criança | visitas a jardins de infância | Arcos

Um espetáculo de música e animação, com malabaristas e personagens infantis, deu as boas-vindas a 1 de junho, Dia Mundial da Criança, ao pré-escolar, num evento com a participação de uma comitiva da Câmara Municipal.


“Bom dia! Conhecem a Alice no País das Maravilhas? E se vos disser que ela vem agora aí. Olhem para ali…”.

Foi esta a receção de boas-vindas às crianças dos jardins de infância presentes a 1 de junho, Dia Mundial da Criança, em diversos equipamentos de ensino pré-escolar de Setúbal, que reabriram com novas regras de higienização dos espaços e de distanciamento social.

No primeiro dia de regresso ao jardim de infância, depois da suspensão forçada pela pandemia de Covid-19, a Câmara Municipal de Setúbal preparou o regresso das crianças como algo divertido e agradável, com todas as condições de segurança.

Personagens com destaque no clássico “Alice no País das Maravilhas”, como a Alice, o Chapeleiro, o Gato e o Coelho, visitaram Setúbal, acompanhados de músicos e malabaristas, proporcionando uma manhã repleta de animação para as crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos.

Ao longo da manhã de dia 1, a presidente do município, Maria das Dores Meira, liderou uma comitiva que se deslocou aos jardins de infância das escolas básicas da Azeda, Luísa Todi e dos Arcos, numa ação desenvolvida no quadro da prática de permanente e estreito relacionamento com os agrupamentos de escolas.

Maria das Dores Meira, acompanhada do vereador da Educação, Ricardo Oliveira, e dos presidentes da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, e da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, avaliou a forma como os estabelecimentos escolares se adaptaram ao regresso às aulas.

“As visitas permitiram que ficássemos a conhecer as ações implementadas em cada escola, se estão a funcionar com a segurança que se exige nas circunstâncias da pandemia”, confirmando, sublinhou a autarca, a aplicação das normas de segurança e de saúde pública definidas pela Direção-Geral da Saúde e pelo Ministério da Educação.

Os diretores dos agrupamentos de escolas Sebastião da Gama, Fernanda Oliveira, Luísa Todi, António Batista, e Barbosa du Bocage, António Caetano, marcaram igualmente presença nas ações de dia 1.

De tarde, o programa de animação “Alice no País das Maravilhas” prossegue nos jardins de infância das escolas básicas da Bela Vista, Bairro Afonso Costa e da Brejoeira.