“Eu gostei de ser presidente”, “Eu gostei de ver os quadros”, “Eu gostei de ir à sala de sessões”, “Eu gostei de ver os livros no arquivo, são muitos e estão velhos”. Foi assim que as crianças traduziram a experiência vivida esta manhã, durante uma visita de estudo aos Paços do Concelho, no âmbito do Dia Internacional dos Arquivos.

E se tivessem de dizer aquilo de que realmente gostaram mais? “Eu gostei de ser vereadora”, respondeu Sofia, 8 anos, das alunas mais novas da turma, de 4.º ano, que de imediato foi seguida pela maioria dos colegas.

“Eu também gostei! Eu também”, ouviu-se, em uníssono, após a visita à Sala de Sessões, onde cada um tomou o lugar de vereador.

Já no Arquivo Municipal de Setúbal receberam noções sobre este espaço que reúne documentação sobre a história do concelho e os procedimentos que desenvolve.

A visita da manhã de dia 7 insere-se nas atividades lúdicas e pedagógicas destinadas a alunos de escolas do concelho, e que acontecem até quinta-feira, promovidas pela Câmara Municipal de Setúbal. O tema é “O Arquivo Municipal: na perpetuação da memória coletiva”.

Ainda esta tarde, as celebrações do Dia Internacional dos Arquivos estendem-se à EB do Montalvão, com a iniciativa “Kit do Arquivista – Vamos ser arquivistas por um dia”, que possibilita saber mais acerca dos procedimentos do Arquivo Municipal de Setúbal, desde a entrega dos pedidos até ao acesso ao acervo documental.

Amanhã, a partir das 10h00, a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, recebe a turma 4.º B da EB n.º 4 dos Pinheirinhos, que visita o edifício-sede da Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito da iniciativa “Uma Viagem de Bocage ao Mundo do Poder Local – Passar um dia com a presidente”.

Na quinta-feira, 9 de junho, Dia Internacional dos Arquivos, a EB de Azeitão recebe a Festa do Foral, entre as 16h00 e as 20h00, de recriação da época de atribuição do foral manuelino a Setúbal, há quinhentos anos.

O Arquivo Municipal de Setúbal aproveita ainda o Dia Internacional dos Arquivos para divulgar aos participantes nas diversas atividades a existência de uma página própria de internet, na qual podem ser consultados documentos digitalizados.