Quando Lúcia Joaquim, Domingos Nunes, José Xavier e Luís Teixeira tiveram a ideia de recolher artigos deixados junto dos contentores do lixo, estavam longe de imaginar que em apenas quatro meses conseguiam recuperar mais de vinte peças, trabalho realizado em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Setúbal.    

A reabilitação é feita neste momento por aquele grupo de voluntários, que disponibiliza tempo livre para se dedicar a estas atividades, mas o projeto está aberto a outros moradores da Bela Vista, da Alameda das Palmeiras, do Forte da Bela Vista, da Quinta de Santo António e das Manteigadas, as áreas habitacionais abrangidas pelo programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”.

As peças reabilitadas são encaminhadas para quem necessite, trocadas ou vendidas a preços simbólicos, de modo a compensar quem efetuou a reabilitação, mas, principalmente, para fazer face aos gastos com os consumíveis utilizados, como pregos, tintas e colas.

Algumas das peças já recuperadas pelo projeto Garrrbage (Grupo de Ação pela Reciclagem, Reabilitação e Reencaminhamento de Bens Aproveitáveis – Geração Ecologista) são comercializadas no próximo STB Urban Market, mercado de artigos vintage, que se realiza no dia 29, entre as 10h00 e as 18h00, na Praia da Saúde.

O reaproveitamento alcançado pelo Garrrbage, projeto resultante de uma proposta de moradores do Bairro da Bela Vista feita no II Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade, em novembro, contribui para a redução da quantidade de lixo que vai para os aterros e sensibiliza a população para a importância da reutilização que pode ser dada a alguns artigos.

O programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, de que o Garrrbage faz parte, assenta na premissa de que toda a ação deve ser protagonizada pelos próprios moradores, ou seja, geradora da participação das pessoas nas decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

Com atividades que vão da recuperação do edificado às mais variadas ações de índole cultural, social e desportiva, o programa, em desenvolvimento desde 2012, engloba os bairros da Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Quinta de Santo António e Manteigadas.