A iniciativa, integrada no calendário desportivo dos “13.os Jogos do Sado”, numa organização da Câmara Municipal de Setúbal e da Associação de Atletismo Lebres do Sado, juntou várias gerações de participantes numa corrida aberta a todos os atletas, com início e fim na Praia da Saúde.

Paulo Guimarães, em representação de Aminhacorrida/Skechers, venceu a III Marginal do Rio Azul, ao cruzar a meta com o tempo de 34m36s. O atleta venceu confortavelmente a prova que alia a competição ao lazer, alcançando um minuto de vantagem sobre o segundo classificado.

Rui Faustino, a competir a título individual, não conseguiu revalidar o título de vencedor conquistado na edição de 2014 da prova e terminou em segundo com o tempo de 35m36s. O terceiro lugar do pódio foi ocupado por António Branco, do Clube Recreativo do Penteado, com 35m50s.

Em femininos, Chantal Xhervelle, em representação do Xtreme Level, foi a mais forte com o tempo de 43m05s. Seguiram-se, em segundo, Miriam Lopes, de Aminhacorrida/Skechers, com 44m54s, e Inês Marques, a competir a título individual, com o tempo de 46m13s.

A III Marginal do Rio Azul, com um total de 320 atletas em prova, foi elogiada pelos participantes, não só pelo percurso, que decorreu numa área de excelência da cidade, a zona ribeirinha, alvo de um processo de requalificação urbanística, mas também pelo ambiente de descontração e convívio proporcionados.

“O percurso mantém-se há duas edições consecutivas e tem recebido um feedback positivo dos atletas”, afirmou Paulo Mota, da Associação de Atletismo Lebres do Sado, sobre a prova que alia as vertentes de competição e de lazer. “Junta a prática desportiva ao lazer à beira-rio.“

A III Marginal do Rio Azul é uma das provas do calendário desportivo dos “13.os Jogos do Sado”, programa municipal a decorrer desde março, com mais de três dezenas de eventos, entre competições federadas e provas populares, e que se prolonga até meados de outubro.