Neste período, o aviso de nível “laranja”, de risco moderado a elevado, o segundo mais grave, emitido para as zonas costeiras, incluindo a de Setúbal, prevê agitação marítima com ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros, podendo chegar a 8 a 10 metros de altura máxima.

Pelo mesmo motivo, o IPMA lançou um alerta de nível “amarelo”, de menor gravidade, até às 21h00 do dia 17 e entre as 06h00 e as 18h00 de dia 18, prevendo, neste caso, que as condições meteorológicas adversas provoquem agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Perante este cenário, é aconselhável, de acordo com o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros e a Autoridade Marítima Local de Setúbal, evitar passeios junto da costa, reforçar a amarração em marinas e portos de recreio e vigiar as embarcações.

Já a toda a comunidade marítima e os utilizadores que operam junto da linha de costa, nomeadamente apoios de praia como bares e restaurantes, é recomendado a adoção de um conjunto de medidas de caráter preventivo com vista a salvaguardar pessoas e bens.

Para mais informações sobre o quadro meteorológico, os munícipes devem entrar em contacto com o Centro Municipal de Operações de Socorro, podendo fazê-lo através da aplicação para telemóveis “Setúbal SOS” ou diretamente através do Número Municipal de Emergência 800 212 216.