Biografia de Carlos Cardoso apresentada no Salão Nobre dos Paços do Concelho

A biografia do setubalense e antigo jogador e treinador de futebol Carlos Cardoso, com uma vida dedicada à cidade e ao Vitória, enalteceu o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, foi apresentado a 26 de novembro no Salão Nobre dos Paços do Concelho.


“A Biografia de Carlos Cardoso – Um Homem do Futebol, do Vitória e de Setúbal”, da autoria de José Luís Tavares da Cruz, da editora Meridiano, retrata ao longo de 136 páginas o percurso de vida, pessoal e profissional, do setubalense de 77 anos, antiga glória do Vitória Futebol Clube.

Este livro, afirmou o presidente André Martins, “vem agora enriquecer um pouco mais o já largo espólio bibliográfico sadino”, com a história de um homem que, “com a sua paixão pelo Vitória e pela sua cidade, honra, como poucos, a sua cidade, fazendo já parte da história comum setubalense”.

Na cerimónia de dia 26 de novembro, na qual marcaram presença, entre outros, o vereador com o pelouro do Desporto na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, a par da família vitoriana, entre dirigentes e antigas glórias do futebol sadino, o presidente André Martins vincou a ligação do biografado com o futebol e a cidade.

“Saúdo-o pelo futebol que jogou, pelas equipas que treinou e pelo que fez pelo nosso clube, mas, acima de tudo, pela paixão pela cidade onde nasceu ali para os lados do Bairro Santos Nicolau e que esteve sempre presente em tudo o que construiu. Uma vida dedicada a Setúbal e ao Vitória.”

Enquanto jogador de futebol, Carlos Cardoso, antigo defesa central, só representou o Vitória Futebol Clube. “Esteve 34 anos ao serviço do clube, enquanto jogador, treinador e adjunto”, salientou o autor da biografia, José Luís Tavares da Cruz, ao partilhar a as grandes motivações que o levaram a este projeto literário.

“Partiu de mim, enquanto vitoriano. Fi-lo porque, na minha opinião, Carlos Cardoso é a maior figura dos 112 anos de história do Vitória Futebol Clube enquanto profissional de futebol. Aliás, acho que é um caso único. Numa mesma época foi jogador futebol, capitão de equipa e treinador.”

A opinião do autor é fundamentada em dados estatísticos. Carlos Cardoso contabiliza 937 jogos com a camisola do Vitória Futebol Clube. “É por baixo, até porque não estão contabilizados os jogos amigáveis, de preparação e pelas equipas de reservas que existiam naquela época.”

A carreira, acrescentou, foi feita de longevidade e conquistas, sempre pautada por uma forte componente humana que o caracteriza. “Esteve em 88 por cento dos desafios europeus disputados pelo clube setubalense, participou em 70 por cento das finais da Taça de Portugal que o Vitória alcançou.”

José Luís Tavares da Cruz, ao agradecer o apoio da Câmara Municipal de Setúbal para a edição do livro, recordou uma das histórias que retrata no livro. “O mestre Fernando Vaz [antigo treinador do Vitória] disse-lhe para tirar o curso de treinador porque via nele capacidade para liderar equipas.”

Esta e outras capacidades foram exaltadas pelo diretor do jornal O Setubalense, Francisco Rito, a quem coube fazer a apresentação de “A Biografia de Carlos Cardoso – Um Homem do Futebol, do Vitória e de Setúbal”, um livro que, apontou, não trata apenas de assuntos futebolísticos.

“É intenso, com muitos pormenores, histórias e estórias. Apresenta Carlos Cardoso enquanto homem e homem de futebol ligado, sobretudo, ao Vitória Futebol clube. Descreve-o como setubalense e apresenta Setúbal, numa visão cosmopolita nos anos 50 e seguintes.”

Da infância ao primeiro trabalho, dos primeiros passos no Vitória Futebol Clube aos grandes marcos que alcançou pelo clube, incluindo na afamada década de ouro sadina, à qual está intrinsecamente ligado, o livro conta ainda com testemunhos de amigos e colegas de trabalho.

“Tenho-os a todos num cantinho do meu coração”, afirmou Carlos Cardoso, para depois explicar o porquê de lançar a biografia. “Achei que ainda podia fazer mais qualquer coisa do que andava a fazer. Não ficou nada por dizer. Está tudo dito e, sinceramente, sinto-me muito emocionado.”

A cerimónia de apresentação “A Biografia de Carlos Cardoso – Um Homem do Futebol, do Vitória e de Setúbal” realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho contou ainda com um apontamento musical de homenagem ao biografado, com três fados de Coimbra entoados pelo amigo Guerra Henriques.