Presidente André Martins anuncia novos investimentos no valor de 25 milhões de euros

A Câmara Municipal de Setúbal está a avançar com 25 milhões de euros de novos investimentos qualificadores do território, a executar até ao final do mandato, que se juntam a ações estruturantes em curso, de acordo com o anúncio feito a 15 de junho em conferência de imprensa pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.


“São novos investimentos que contribuem para a transformação e qualificação de Setúbal”, afirmou o presidente da autarquia, André Martins, ao final da manhã de 15 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na apresentação do reforço da estratégia municipal de investimento para o território setubalense.

São mais de duas dezenas de novos projetos municipais nas áreas desportiva e cultural, económica, urbana e ambiental, “para trazer mais qualidade de vida às populações e tornar o concelho mais atrativo para investimentos”.

A construção do Pavilhão Desportivo das Manteigadas, com uma área aproximada de dois mil metros quadrados, orçada em cerca de 1 milhão e 908 mil euros, é um dos investimentos em destaque e a executar pela Câmara Municipal de Setúbal até ao final do presente mandato.

“Este é um investimento com o qual pretendemos, por um lado, alargar a capacidade e oferta da prática desportiva municipal e, por outro, reforçar a atividade do Complexo Desportivo Municipal das Manteigadas”, apontou André Martins.

A construção do Auditório Municipal de Azeitão, um espaço multicultural com cerca de 700 metros quadrados, orçado em cerca de 954 mil euros, e do Mercado de Brejos de Azeitão, “de apoio ao comércio local para substituição do mercado existente, que se encontra precário”, investimento de 371 mil euros, foram também anunciados.

Para o Parque Urbano da Várzea, o presidente da autarquia indicou a criação do refúgio Climático da Várzea, investimento de 905 mil e 240 mil euros em que se inclui a “densificação do coberto vegetal, arbóreo e arbustivo, para reforçar a função de sumidouro de carbono, com base numa infraestrutura verde”.

Nesta área da cidade, são ainda alocados 848 mil euros para a Valorização do Corredor Ecológico da Ribeira do Livramento, uma aposta na “refuncionalização de uma área urbana devoluta, dotando-a de percursos, equipamentos, mobiliário e iluminação, para permitir um maior usufruto nas esferas do lazer, recreio e desporto informal”.

O reforço da estratégia da Câmara Municipal de Setúbal em matéria de investimento para o território contempla também a requalificação de infraestruturas e pavimentos num nas avenidas dos Ciprestes e de Moçambique, assim como na Rua Engenheiro Henrique Cabeçadas.

Na Avenida dos Ciprestes, o investimento de 742 mil euros anunciado destina-se fechar a requalificação total daquela artéria, neste caso no troço entre a Azinhaga de São Joaquim e a Avenida Antero de Quental, com ações de reperfilamento viário e novas infraestruturas de iluminação pública e drenagem de águas pluviais.

Já na Rua Engenheiro Henrique Cabeçadas, projeto a que está alocado um valor de 901 mil euros, o reperfilamento contempla o aumento da capacidade de estacionamento e a melhoria das condições de acessibilidade e segurança no acesso ao parque escolar, com mais iluminação e drenagem de águas pluviais.

Ações de requalificação urbanística chegam também à Avenida de Moçambique, para a qual está previsto um investimento de 742 mil euros para o reperfilamento viário, em que se inclui uma ciclovia, a melhoria das acessibilidades, mais estacionamento, iluminação pública e um renovado sistema de drenagem pluvial.

A estratégia reserva ainda um investimento de mais de um milhão de euros para a Avenida Luísa Todi, com ações que englobam a reabilitação do troço do caneiro defronte do Mercado do Livramento, a relocalização da fonte dos golfinhos e a renovação de pavimentos, incluindo ciclovia.

“A fonte dos golfinhos será relocalizada para a rotunda defronte do Largo José Afonso. No atual local, aquele equipamento não funciona nas devidas condições, em virtude da folhagem libertada pelas árvores existentes na placa central da Avenida Luísa Todi”, justificou o presidente da autarquia, André Martins.

Sobre a Avenida Luísa Todi, o autarca apontou também a execução de um conjunto de outras intervenções de beneficiação urbana, designadamente “a requalificação das passadeiras, em toda a dimensão da avenida, intervenção que já se encontra programada”.

O leque de investimentos programados engloba ainda a requalificação do quarteirão urbano formado pela Praceta Joaquina Guerreiro, Lanchoa e Rua Libânio Braga, com 303 mil e 69,60 euros para dar nova vida a um espaço devoluto, com zonas verdes e de lazer e renovadas condições de acesso à EB do Peixe Frito.

Destaque ainda para intervenções viárias nas ruas José Silva Xavier e Dr. Agostinho Machado Faria, com investimentos de, respetivamente, 139 mil e 428,40 euros e 148 mil e 400,80 euros, para a execução de ações de melhoria da rede rodoviária e infraestruturas urbanas ali existentes.

A estas 12 novas ações hoje anunciadas juntam-se um conjunto de “projetos e obras de larga escala já em curso e em desenvolvimento no território”.

São exemplos desta ação a requalificação da Praça do Brasil e da Praceta Quinta do Tavares, projeto que é apresentado à população na próxima segunda-feira, a reabilitação urbana e paisagística da Urbanização Pinhal de Negreiros, a infraestruturação elétrica da Quinta da Amizade, a renovação do Campo das Pedreiras e do Pavilhão João dos Santos.

O prolongamento da rede de água e saneamento até às ruas Baía do Sado, Montinho da Cotovia e adjacentes, a requalificação da EN 10-4 (Estrada da Mitrena), a construção do anel de rega e plantações no Parque Urbano da Várzea são outros projetos já em execução no território.

O presidente da autarquia, André Martins, disse que “este conjunto de projetos está integrado na estratégia desenvolvimento harmonioso do território, naturalmente com maior preponderância nas áreas de maior aglomeração urbana, e também no reforço da nova centralidade de Azeitão”, a qual está programada para Brejos de Azeitão.

“Estamos praticamente a meio do mandato e este é o grande contributo, em matéria de grandes projetos e obras, que se enquadram na requalificação urbana, no reforço da atratividade para captação de investimentos, no combate às condições climáticas e na melhoria da qualidade de vida das populações.”