Presidente da Câmara, André Martins, e vereador Pedro Pina com Danilo Ferreira, Euclides Soares e o presidente da Federação de Andebol de Portugal, Luís Miguel Laranjeiro, na homenagem da Câmara Municipal pela conquista dos títulos mundial e europeu de andebol em cadeira de rodas.

A Câmara Municipal de Setúbal homenageou em 2 de dezembro a Federação de Andebol de Portugal, o selecionador nacional Danilo Ferreira e o jogador Euclides Soares pelos títulos europeu e mundial de andebol em cadeira de rodas, com um agradecimento especial a estes últimos.


“Obrigado, acima de tudo, por serem excelentes no que fazem e por honrarem, com grande empenho, as camisolas que envergam e que são, afinal, as camisolas de Setúbal. Por isso, é também a cidade que hoje aqui vos agradece, como se pode ver pela sala cheia. A cidade que vos homenageia por quererem viver e jogar sem barreiras nem impedimentos”, disse o presidente da Câmara, André Martins.

Numa homenagem que teve como placo o Salão Nobre dos Paços do Concelho, o autarca considerou “inspirador para todos” o exemplo “de superação, de vontade, de força” dado por Danilo Ferreira, que também é treinador da equipa principal de andebol do Clube Naval Setubalense, e Euclides Soares, atleta do mesmo clube na variante de cadeira de rodas.

O autarca sublinhou a “longa carreira” de Danilo Ferreira no andebol e as provas que “tem dado” e “continuará a dar”, enquanto Euclides Soares foi apontado como “a melhor evidência” de que é na diferença que se pode afirmar que todas as pessoas são iguais e capazes.

“Impossível é uma palavra que não está no léxico destes atletas e, por isso, temos de os felicitar calorosamente e, mais do que isso, temos de continuar a tudo fazer para os apoiar, para que possam sempre ir mais longe, para que possam continuar a vencer. Provaram há dias que não há impossíveis, quando ajudaram Portugal a sagrar-se campeão mundial e da Europa de andebol em cadeira de rodas. Na verdade, provam-nos todos os dias”, afirmou.

André Martins salientou a vontade da Câmara Municipal de lhes agradecer “pessoal e fraternalmente” um feito que “engrandece a todos como comunidade setubalense” e de lhes “dizer que Setúbal é uma cidade que valoriza intensamente o desporto e o trabalho de todos os atletas” que nela fazem desporto.

O presidente da Câmara agradeceu ainda à Federação de Andebol de Portugal pelo seu trabalho em matéria desporto adaptado. “Um trabalho em que também continuaremos empenhados e valorizaremos sempre no nosso território. Por isso dizemos que Setúbal Inspira Desporto. Mas hoje, quem nos inspira são Danilo Ferreira e Euclides Soares. Muito obrigado pelo vosso exemplo”.

O autarca entregou placas alusivas à homenagem à Federação de Andebol de Portugal (FAP), a Danilo Ferreira e a Euclides Soares, tendo depois o selecionador nacional de andebol em cadeira de rodas, que agradeceu o apoio da autarquia, da federação e do Clube Naval Setubalense, sublinhado o “orgulho” que tem em trabalhar com estes atletas, que encara apenas “como pessoas”.

Danilo Ferreira fez ainda questão de homenagear “todas as famílias que abdicam de horas e horas” em prol da prática desportiva dos atletas com deficiência e “todos os clubes de Setúbal que trabalham o desporto adaptado”.

O presidente da FAP, Luís Miguel Laranjeiro, disse que tinha “um gosto enorme” por ver o Salão Nobre “repleto para homenagear quem deve ser homenageado, que são os atletas e o treinador”, o qual considerou “um grande treinador do andebol em cadeira de rodas”.

Luís Miguel Laranjeiro destacou a importância do desporto “para tirar as pessoas de casa e fazê-las conviver” e salientou que no desporto adaptado o trabalho é “maioritariamente anónimo e com pouco reconhecimento”, mas a FAP dedica-se a ele “porque igualdade é igualdade” e “se cada um fizer um pequeno esforço para a integração” o mundo será melhor.

“Esta é uma vertente especial, diferente do andebol indoor, mas que é levada a sério pela federação, pelo selecionador e pelos atletas. Todo o nosso trabalho é pouco para aquilo que eles merecem, porque cada um destes atletas transporta em si uma história de vida brutal”, disse o dirigente, que agradeceu à Câmara Municipal de Setúbal o trabalho que tem realizado no âmbito do desporto.