“A Câmara Municipal assume a responsabilidade primordial pela gestão da imagem urbana do Concelho, mas sabe que só com a participação de todos os cidadãos que partilham esta casa comum será possível uma terra mais humana e mais saudável”, salientou Maria das Dores Meira.

A campanha “Setúbal mais bonita”, a realizar entre 23 e 25 de setembro, é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com as juntas de freguesia.

A iniciativa incide, principalmente, na limpeza de jardins, plantação de árvores, pintura de bancos e de paredes, limpeza de graffiti, requalificação de mobiliário, recolha de lixo, pequenas reparações e outras ações sugeridas pelos cidadãos, como a limpeza do fundo do rio, para a qual já existe um grupo interessado em realizar.

“Precisamos que muitos cidadãos se voluntariem para fazer Setúbal mais bonita, mas necessitamos também de materiais como tintas, pincéis, areia, tijolos, luvas, sacos de lixo e de outros materiais que possam ser úteis numa operação desta envergadura”, indicou Maria das Dores Meira, apelando, igualmente, à responsabilidade social das empresas.

“A Câmara Municipal vai apelar a uma especial colaboração do Conselho de Mecenas [organização informal onde estão reunidos mecenas que têm contribuído para várias ações de melhoria de Setúbal] para que seja dado um contributo, em material ou com a participação de voluntários”, afirmou a edil.

O primeiro dia da campanha, a 23, é dedicado às escolas que necessitam de pequenas remodelações ou reparações, sendo as ações desenvolvidas, principal, mas não exclusivamente, por alunos e professores. Os dias seguintes, a 24 e 25, são dedicados a intervenções de caráter geral.

Os interessados em participar nesta campanha e/ou em apresentar propostas de ação podem fazê-lo até 15 de junho através do correio eletrónico setubalmaisbonita@mun-setubal.pt ou pela página da Autarquia no Facebook. Informações podem ser obtidas pelo telefone 910 008 581.

“Fazer uma urbe saudável é uma tarefa diária, complexa e que requer imaginação, competência coletiva e inovação permanente. Setúbal mais bonita é uma tarefa de todos”, ressaltou Maria das Dores Meira.