A Câmara Municipal aderiu a uma campanha do Observatório Nacional para a Defesa dos Animais e Interesses Difusos que pretende sensibilizar os donos de animais de companhia para a importância da colocação de microchip.
A operação “Dava Tudo para o Ter de Volta?”, a decorrer ao longo do mês de abril, incide, principalmente, na sensibilização das populações para a importância do cumprimento do dever de guarda e da colocação de microchip em cães e gatos, de forma a que, em caso de desaparecimento, seja possível identificá-los.
De acordo com o Observatório Nacional para a Defesa dos Animais, a maioria dos casos de não recuperação de animais de companhia estão associados à falta de coleira com identificação, a passeios sem trela e a acesso ao exterior desacompanhados do tutor. Sendo que “a probabilidade de recuperar um animal perdido é maior caso se encontre microchipado”.
A campanha, que conta com a colaboração de algumas autarquias, incluindo a de Setúbal, é aberta a todos os que queiram participar e inclui uma brochura informativa sobre a temática.
