Na receção aos cantores, oriundos de vários pontos do País, a autarca deu as boas-vindas a todos os participantes e sublinhou a importância da prova, nomeadamente o facto de o cenário de crise não estar a impedir que as iniciativas culturais se realizem no concelho de Setúbal.

Além da distribuição de lembranças pelos cerca de 40 cantores que vão prestar provas durante o concurso, a receção serviu também para se sortear a ordem de participação.

O Concurso Nacional de Canto Luísa Todi decorre até ao dia 28 e destina-se a promover jovens promessas e carreiras do canto lírico com potencial de crescimento.

Todas as provas decorrem no Salão Nobre dos Paços do Concelho, sendo que no dia 20 realizam-se os primeiros ensaios, à porta fechada.

As eliminatórias têm início às 14h00, sendo a primeira a 21, para cantores, e a segunda a 22, para cantoras. As semifinais estão agendadas para o dia 23 e as finais para 24, à mesma hora.

O Salão Nobre acolhe ainda o primeiro concerto de encerramento, no dia 25, às 21h30, repetindo-se o espetáculo a 28, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.