"Carmen", pela Companhia de Ópera de Setúbal

Três sessões com sala cheia receberam, nos dias 2, 3 e 4, no Fórum Municipal Luísa Todi, a célebre ópera “Carmen”, composta por Georges Bizet em 1875.


A produção de Companhia de Ópera de Setúbal, formação da Associação Setúbal Voz, com encenação de Jorge Salgueiro e participação de diversos convidados, contou com cerca de 580 pessoas em cada sessão.

A ópera, composta por Georges Bizet e apresentada pela primeira vez em março de 1875, na Ópera Comique de Paris, gira em torno de temáticas ligadas ao amor, à paixão, à sedução e à traição, ao retratar a relação conturbada entre a cigana femme fatale Carmen e o soldado Don José, em Sevilha, Espanha, no século XIX.

Esta versão da Companhia de Ópera de Setúbal, além de interpretar a ópera de Bizet, pretende levar os espetadores a refletir sobre temáticas atuais como a violência contra as mulheres, a xenofobia e o direito dos animais.

O espetáculo, que contou com a participação especial da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, do Ateliê de Ópera de Setúbal, do Coro Setúbal Voz e dos Flamenquitos de Sant’Iago, do Agrupamentos de Escolas da Ordem de Sant’Iago, é inspirado nas lutas pioneiras das ativistas e sufragistas da primeira metade do século XX, nas marchas de protesto e nas manifestações pelo voto feminino e pela igualdade de direito.

Milla Franco, Henrique Laurentino, Luís Carlos Figueiras, Margarita Pequito, Diogo Oliveira, André Henriques, Célia Inês Nascimento, Sara Brites, Néu Silva, David Martins, Michel e Daniela Pessoa são os atores que interpretaram “Carmen” nesta produção coreografada por Iolanda Rodrigues.

A produção da Associação Setúbal Voz contou com apoio da Câmara Municipal, entre outras entidades.