A inauguração do espaço requalificado, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a realizar às 16h00, surge numa altura em que este edifício setecentista integra uma lista de imóveis em vias de classificação patrimonial.

A obra de beneficiação, no âmbito de um conjunto de projetos de regeneração urbana do Centro Histórico de Setúbal liderados pela Câmara Municipal, envolveu trabalhos de consolidação geral, a ampliação e redefinição de novos espaços museológicos e operações especializadas de limpeza de espólio arqueológico.

A requalificação da Casa do Corpo Santo, num investimento global superior a 120 mil euros, incluiu também a execução de um sistema de drenagem de águas pluviais em todo o perímetro exterior do edifício, bem como trabalhos de conservação e restauro do revestimento azulejar.

Numa empreitada complementar, orçada em mais de 60 mil euros, a Câmara Municipal procedeu à recuperação da cobertura da Casa do Corpo Santo, composta por dois telhados, que se encontravam em avançado estado de degradação, eliminando o problema de infiltrações que afetava o imóvel e colocava em risco a conservação do património existente.