A iniciativa, de âmbito nacional, promovida pela Câmara Municipal, visa criar condições para artistas líricos abraçarem uma profissão de elevado nível de exigência e afirmar Setúbal como polo central da cultura musical erudita por inspiração da maior intérprete lírica portuguesa de todos os tempos, a setubalense Luísa Todi.

O evento realiza-se em parceria com o Prémio Jovens Músicos da RTP, para instrumentistas, o que permite que, dos dois certames, saiam novos intérpretes para formação de elencos com vista à apresentação pública remunerada dos artistas em espetáculos no Fórum Municipal Luísa Todi e noutros locais do País.

Um protocolo recente entre a Câmara Municipal de Setúbal e a AMEC/Orquestra Metropolitana de Lisboa alarga as possibilidades de participação dos intérpretes em espetáculos da organização, especialmente no seu atelier de ópera.

As inscrições para a segunda edição do Luísa Todi – Jovens Clássicos, destinadas a cantores líricos com uma sólida formação vocal e em início de carreira profissional nascidos entre 1 de dezembro de 1980 e 1 de dezembro de 1997, devem ser enviadas até ao próximo dia 1 de dezembro.

As candidaturas devem incluir, nomeadamente, uma gravação com a interpretação de duas obras, uma de lied e a outra de ópera ou oratória, de compositores diferentes e línguas distintas, acompanhadas a piano ou outro instrumento adequado ao reportório escolhido.

As inscrições e pedidos de esclarecimentos devem ser dirigidos ao Gabinete do Diretor do Fórum Municipal Luísa Todi, por meio do endereço eletrónico luisatodijovensclassicos@gmail.com.

Com base nas gravações recebidas, uma comissão seleciona os candidatos a participar nas audições públicas e ao vivo, no Fórum Luísa Todi, em formato de eliminatórias, avaliadas por um júri, a realizar nos dias 28 e 29 de dezembro. Deste grupo, sai uma seleção que participa na audição final, a 30 de dezembro, na mesma sala de espetáculos de Setúbal.