“Esta é uma iniciativa de promoção dos produtos vínicos e gastronómicos, uma mais-valia da região de Setúbal”, salientou o vereador da Câmara Municipal de Setúbal Manuel Pisco,  no  início da tarde de dia 1, na abertura oficial do evento.

O autarca destacou igualmente a importância do setor “da indústria vitivinícola” para a criação de riqueza na região.

A “IV Mostra de Sabores e Saberes” é promovida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e a Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

O evento, realizado anualmente, percorre várias zonas do País com o intuito de promover os produtos regionais, em particular o vinho, e induzir as pessoas a comprar produtos nacionais.

O secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, José Arruda, sublinhou que a “participação dos produtores é essencial neste tipo de iniciativas, não só nas vertentes de promoção e venda, mas também na captação de novos públicos”.

Já o presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, Henrique Soares, referiu que o evento, realizado numa “quadra propícia para a promoção e venda”, pode “ajudar a libertar algum clima depressivo nas pessoas”.

Henrique Soares enalteceu o “esforço e empenho da Câmara Municipal de Setúbal na divulgação dos produtos regionais”, destacando o desenvolvimento da Casa da Baía e de programas como o “Vinum Senses”.

A sessão de abertura da “IV Mostra de Sabores e Saberes” contou com a ação promocional “Compro o que é nosso”, dinamizada pela responsável da área da comunicação da Associação Empresarial de Portugal – Câmara de Comércio e Indústria, Rosário Louro, que apresentou as características deste projeto nacional.

Sobre esta campanha, Manuel Pisco indicou que a opção de compra de produtos nacionais se assume como “vital para a economia, sobretudo nos tempos que correm”, vincando que “não faz sentido vender para fora se não houver consumo interno dos produtos nacionais”.

No dia 1, pelas 18h00, decorreu ainda a prova de “Vinhos e Sabores de Natal”, conduzida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Entre os dias 2 e 4 realiza-se uma feira com produtos regionais, instalada em frente da Casa da Baía, com a presença de mais de uma dezena de produtores vitivinícolas. O certame dispõe de expositores de venda de vinhos a preço reduzido, além de doçaria, mel da Arrábida, queijo de Azeitão e artesanato da região. Nos dias 2 e 3 funciona entre as 10h00 e as 18h00, enquanto no dia 4 está aberto das 11h00 às 17h00.

O programa da “IV Mostra de Sabores e Saberes” da Península de Setúbal contou, no dia 2, na parte da manhã, com uma degustação de doces e vinhos regionais, atividade desenvolvida no Mercado do Livramento.

O comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro é homenageado num jantar de Natal, a realizar, igualmente, no dia 2, às 21h00, também na Casa da Baía. A ementa está a cargo da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

A iniciativa, com um custo de 15 euros, é acompanhada de música popular setubalense e conta com um leilão de vinhos oferecidos por vários produtores vitivinícolas nacionais. A verba arrecadada com o leilão é posteriormente doada a uma instituição de solidariedade social do Concelho.

No dia 3, às 10h00, a feira conta com um momento musical dinamizado pelo grupo Os Massacotes. Mais tarde, às 18h00, decorre um curso de iniciação à prova de vinho, com a duração de uma hora e meia, atividade conduzida pela Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

No último dia da iniciativa, dia 4, pelas 15h00, realiza-se a eleição “Doce Regional de Setúbal”, evento que conta com a participação de diversas pastelarias do Concelho.