Um conjunto de produtores e realizadores portugueses discutem, a 9 de novembro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, as práticas cinematográficas das escolas portuguesas de cinema e a inserção da nova geração de cineastas no mercado de trabalho.


O Dia Mundial do Cinema, que se celebra a 5 de novembro, serve de pretexto para o encontro, que conta, entre outros convidados, com a participação do presidente da Associação Europeia das Escolas de Cinema e Audiovisual, Manuel José Damásio, o primeiro português a dirigir a organização fundada na década de 50, que representa as 180 escolas de cinema e media mais importantes do mundo.

O 3.º Encontro de Realizadores e Produtores de Cinema, subordinado ao tema “As escolas portuguesas de cinema, as suas práticas cinematográficas e o seu papel no aparecimento de uma nova geração de cineastas”, é dirigido a profissionais da área, estudantes, professores, artistas, agentes e programadores culturais e turísticos.

Promovido pela 50 Cuts Associação Cinematográfica, com o apoio da autarquia através do programa Set’Curtas, o evento decorre entre as 11h00 e as 15h00 na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, com dois painéis temáticos e, a partir das 15h30, com a exibição de curtas-metragens no Espaço 50 Cuts, sediado na Rua Pereira Cão.

A abertura acontece às 11h00, a que se segue o painel da manhã, dedicado às primeiras escolas de cinema, aos novos rumos do cinema português e à nova geração de cineastas, com intervenções de Catarina Costa, diretora da produtora Laranja Azul, e de António Aleixo, realizador residente no coletivo setubalense Garagem.

Saliente-se que António Aleixo venceu, recentemente, o Melhor Documentário em Curta-Metragem, nos Prémios Sophia, com “Kid Sapiens Sapiens”, em que três crianças falam sobre educação.

No painel da tarde, intitulado “Acabei o curso. E agora?”, com início às 14h00, participam o cineasta Hugo Diogo e o presidente da Associação Europeia das Escolas de Cinema e Audiovisual, Manuel José Damásio, igualmente diretor do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona.

As inscrições, gratuitas, para o 3.º Encontro de Realizadores e Produtores de Cinema podem ser concretizadas através do endereço 50cuts.cinema@gmail.com.