22° Parcialmente nublado
Inauguração_sede_Associação_Coletividades_Concelho_Setúbal

As novas instalações sociais da Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal foram inauguradas na manhã do dia 31 de maio numa cerimónia restrita que incluiu um programa cultural e o acompanhamento público através do formato digital.


O Dia Nacional das Coletividades, 31 de maio, foi assinalado no concelho com a inauguração do novo espaço da ACCS – Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal, situado no Mercado 2 de Abril.

O espaço, uma loja dupla com cerca de 40 metros quadrados, foi cedido a título gratuito pela Câmara Municipal à associação para sede social e promoção de ações de formação, seminários, encontros e iniciativas de melhoria do nível de preparação dos dirigentes.

A dinamização de projetos próprios ou em articulação com estruturas similares de âmbito local, distrital, regional ou nacional é outra das atividades a desenvolver nas instalações pela associação representativa das coletividades de cultura, recreio e desporto do concelho.

A cerimónia, que contou com a participação do Executivo municipal, Junta de Freguesia de São Sebastião, União das Freguesias de Setúbal e Junta de Freguesia de Azeitão, começou com a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal para cedência do espaço.

A iniciativa assinalou igualmente o quarto aniversário da instituição e incluiu o visionamento do vídeo “Do sonho à realidade… a criação da Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal”, com um resumo das atividades realizadas.

A manhã ficou igualmente marcada por um momento musical, com interpretações dos hinos do Município de Setúbal e da Confederação das Coletividades e do Hino Nacional.

O ponto alto da cerimónia foi o descerramento da placa de inauguração, feito pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, pelo presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, Augusto Flor, e pelo presidente da Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal, Nuno Soares.

As novas instalações da Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal contam ainda com o Espaço Associativo Maria das Dores Meira, que deixou uma mensagem na placa identificativa. “Ao olharmos para o associativismo popular e para tudo o que ele representa, sentimos que somos um povo mais solidário, mais culto e mais feliz.”

A Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal é uma estrutura descentralizada da Confederação Portuguesa das Coletividades Cultura, Recreio e Desporto.

A valorização e o fortalecimento do movimento associativo do concelho é o principal objetivo desta associação, fundada a 25 de julho de 2016, promotora da cooperação associativa e da formação de dirigentes e que, em simultâneo, fomenta o estabelecimento de parcerias em prol do associativismo.

Em período de distanciamento social imposto, como medida preventiva de contenção da Covid-19, a cerimónia da inauguração da Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal foi restrita à população geral, que pode acompanhar o momento através da página de facebook da instituição.