O concurso, promovido pela autarquia, pretende recuperar o Hino do Município de Setúbal, composto originalmente por Joaquim José Sant´Ana, em 1898.

A apresentação da partitura vencedora é feita numa cerimónia, de entrada livre, que inclui um apontamento musical, da responsabilidade da soprano Ana Catarina Tomás e do pianista Gonçalo Simões.

O Concurso de Seleção do Hino do Município de Setúbal, aberto a candidatos de nacionalidade portuguesa maiores de 18 anos ou aos menores de idade autorizados pelos encarregados de educação, cujas candidaturas foram apresentadas até dia 15 de dezembro, admitiu apenas composições inéditas e que ainda não tinham sido apresentadas publicamente. A temática dos textos, em português, está diretamente relacionada com a cidade de Setúbal, com a duração máxima de seis minutos.

As obras concorrentes foram todas assinadas com um pseudónimo e entregues em envelope fechado, sem a verdadeira identificação do candidato. O nome do vencedor é anunciado através do pseudónimo com o qual se candidatou ao concurso.

A avaliação dos trabalhos pelo júri do Concurso de Seleção do Hino do Município de Setúbal, designado pela autarquia e composto por três elementos de reconhecido mérito e idoneidade, foi feita tendo em conta a originalidade, o estilo, a melodia, a harmonia e o ritmo das composições.

A coerência do conjunto da obra ao nível da letra e da música, assim como a adequação do tema, os aspetos linguístico-comunicativos e o tempo de execução foram outros critérios avaliados pelo júri do concurso, cujas deliberações não são passíveis de impugnação ou recurso.

Ao autor da composição vencedora é entregue um prémio pecuniário de 1500 euros.

 

Documentos Relacionados