Conferência Online “Aprendizagem ao Longo da Vida para Todos

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira, participou no dia 19 na conferência online “Aprendizagem ao Longo da Vida para Todos”, no âmbito da Rede Global das Cidades de Aprendizagem, da Unesco.


O encontro, organizado, em formato de videoconferência, pela Câmara Municipal de Loures, realizou-se com o propósito de debater o conceito de aprendizagem ao longo da vida, a crescente centralidade que assume nas políticas educativas e dos compromissos, laços e parcerias que se vão assumindo e construindo.

O vereador da autarquia de Setúbal participou numa mesa-redonda dedicada ao tema “Aprendizagem ao longo da vida – Sociedade civil, poder local e central”, a qual recebeu também o contributo do presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela.

Ricardo Oliveira partilhou a visão do município sadino de que os cidadãos devem conseguir adquirir competências que permitam uma plena inclusão na sociedade e que a cidade possa ser mais justa, democrática e participada.

A incorporação do conceito de cidade de aprendizagem, destacou o autarca, contribui para a melhoria da qualidade de vida, da autoestima e da realização pessoal dos munícipes.

Defendeu que, com este paradigma, a promoção de programas, projetos e ações, juntamente com outros parceiros e numa escala alargada, abrangendo as famílias, as escolas, o trabalho e a comunidade em geral, fomenta-se o empoderamento dos cidadãos, com reflexos diretos no desenvolvimento da cidade e no aumento da participação cidadã, inclusão e sustentabilidade.

O vereador da Educação garantiu, ainda, que é um compromisso de Setúbal dar continuidade à construção e desenvolvimento de mecanismos de educação e formação de qualidade para todos, elevando os níveis de competência e de integração na sociedade e no mercado de trabalho.

Tal como Loures, o concelho de Setúbal pertence à Rede Global das Cidades de Aprendizagem, a qual integrou em junho de 2019.

Ricardo Oliveira afirmou que a adesão de Setúbal à rede é coerente com os próprios princípios do município sadino, em particular no que concerne à valorização do conhecimento e da aprendizagem ao longo da vida.