O espetáculo inaugural das comemorações, com eventos até dezembro, conta com as participações dos coros Juvenil e Infantil e de ensembles de todas as classes de instrumentos, que incluem as orquestras de violinos Paganinus, de Sopro e de Câmara.

Cerca de 170 alunos vão passar pelo palco durante o espetáculo, que se encontra esgotado.

O serão inclui uma sessão solene com intervenções de várias personalidades ligadas ao Conservatório Regional e da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

No programa comemorativo previsto para o resto do ano, o Conservatório reserva vários espetáculos, como o concerto que assinala o 10.º aniversário dos Paganinus, a 1 de março, e a atuação da big band americana Tufts Jazz Orchestra, a 19 de março, numa estreia em Portugal. Ambos os espetáculos realizam-se no Fórum Luísa Todi.

O Conservatório Regional de Setúbal é uma escola oficial do Ministério da Educação e proporciona aos alunos três regimes de ensino, nomeadamente o supletivo, como complemento das escolas regulares, o articulado, em que o desempenho do aluno conta para a avaliação global do ano letivo escolar, e o livre, aberto a todos os interessados.