Corta-Mato Nacional Escolar 2024, disputado no Parque Urbano da Várzea

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou em 9 de março a promoção do desporto feita em Setúbal, durante o Corta-Mato Nacional Escolar, que reuniu mil alunos e 350 professores de todo o país no Parque Urbano da Várzea.


“Estamos muito agradecidos a todos aqueles que contribuíram para que estas provas pudessem ter lugar aqui em Setúbal, que é uma cidade e um concelho que promove o desporto, que tem projetos de prática desportiva, de envolvimento desportivo, designadamente na formação”, disse o presidente da Câmara.

O autarca sublinhou que, “também com esta iniciativa”, que é considerada uma das mais importantes provas do calendário anual do Desporto Escolar, a promoção do desporto no concelho é uma aposta que “vai sendo ganha”, no sentido de que é um “incentivo” à prática desportiva pela população, considerando importante “que os setubalenses e os azeitonenses reconheçam que Setúbal tem estas condições para a prática desportiva”.

A competição, organizada conjuntamente pelas direções-gerais da Educação e dos Estabelecimentos Escolares, através do Desporto Escolar, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, decorreu na manhã de sábado, 9 de março, no Parque Urbano da Várzea, que em 23 de fevereiro acolheu o Corta-mato Distrital do Desporto Escolar, com a participação de cerca de 3000 alunos de 83 escolas da Península de Setúbal.

Houve competições masculinas e femininas de três escalões etários, em várias distâncias, bem como de desporto adaptado, tendo o presidente da Câmara dado o tiro de partida da prova de juvenis femininos e entregado as medalhas à de infantis B femininos, que teve como vencedora Carolina Madureira, do Agrupamento de Escolas de Carnaxide, Lisboa e Vale do Tejo.

“É um grande privilégio para Setúbal ter um espaço que está em construção, que é o parque da Várzea, e que também tem estas condições para a prática desportiva, neste caso o atletismo. É a demonstração de que nós vamos construindo uma cidade planeada, com projetos que, neste caso, permite trazer aqui atletas de todo o país, para desenvolver o desporto escolar”, afirmou André Martins.

Na noite da véspera, acompanhado pela vice-presidente Carla Guerreiro e pelo vereador Pedro Pina, responsáveis pelos pelouros da educação e do desporto, respetivamente – tal como aconteceu no dia das provas –, André Martins salientou, numa receção aos convidados, que o investimento no desporto em Setúbal tem sido uma constante desde que foi Cidade Europeia do Desporto, em 2016.

Depois, na cerimónia de abertura, um espetáculo com momentos musicais e coreográficos de dança e ginástica realizado no pavilhão Antoine Velge, com a presença de todas as comitivas, o presidente da Câmara deu as boas-vindas a atletas e professores.

“É com muito orgulho que Setúbal recebe o Corta-Mato Nacional Escolar e o que nós desejamos é que, para além de um dia de competição, amanhã seja também um dia de convívio, de camaradagem, porque é isso que é muito importante no desporto. Setúbal é uma cidade que promove e pratica o desporto”, referiu.

O diretor-geral da Educação, Pedro Cunha, pediu, por seu turno, aos atletas presentes no pavilhão que agradecessem à Câmara Municipal, às juntas de freguesia e aos agrupamentos de escolas de Setúbal, bem como aos bombeiros, às forças de segurança e ao Vitória Futebol Clube, pelo fim-de-semana de competição na cidade.

Cerca de 220 mil alunos participaram na fase escola, que teve centenas de provas de norte a sul do país, tendo 33 mil 280 ficado apurados para as fases locais e regionais, que qualificaram para a prova nacional, na qual os jovens atletas representaram a sua escola e a sua região.