A iniciativa, que assinalou o Dia Internacional da Mulher, contou com a colaboração de quatro monitores de dança do ginásio proAventuras que puseram mulheres e homens de todas as idades a dançar.

Mesmo debaixo de uma chuva intensa, a coreografia, baseada em movimentos que simbolizam o corpo e a individualidade da mulher, gestos que significam “basta!” e “para!”, foi executada várias vezes.

Este evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social através do projeto VOA – Vontade, Otimismo e Autonomia, integra o movimento internacional “One Billion Rising”, campanha contra a violência sobre as mulheres.

Por causa do mau tempo, outra iniciativa comemorativa do Dia da Mulher, intitulada “Em Defesa da Igualdade nos Caminhos da Cidadania”, com um passeio pela Baixa da cidade e performances de rua pelo grupo de gigantones da APPACDM de Setúbal, foi cancelada.

O programa Março Mulher 2013 promove ainda, durante o dia 8, entre diversos eventos, um concerto já esgotado com Rita Guerra, no Fórum Municipal Luísa Todi, às 21h30.

Antes, às 15h00, realiza-se, no Centro Social Nossa Senhora da Paz, uma ação de sensibilização sobre violência doméstica, promovida pela Cáritas Diocesana de Setúbal e a APAV – Associação de Apoio à Vítima.

No Centro de Cidadania Ativa, entre as 16h00 e as 18h00, é promovido um lanche, com inauguração da exposição “Igualdade nos Caminhos da Cidadania” e momentos de teatro sobre o universo feminino.