Vereador Pedro Pina na cerimónia solene do 108.º aniversário da Delegação Local de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa

O vereador Pedro Pina, da Câmara de Setúbal, reiterou o compromisso municipal em continuar a ser um parceiro ativo da Delegação Local de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa, instituição que assinalou a 21 de novembro a passagem do 108.º aniversário.


“Estaremos, lado a lado, com esta instituição para continuar a fazer um caminho que tem um papel histórico nesta cidade e que continua a ter, nos cuidados de saúde, sobretudo no transporte de doentes e na emergência médica”, afirmou o autarca na cerimónia solene realizada no Auditório Bocage.

O vereador Pedro Pina, ao destacar a importância da Cruz Vermelha Portuguesa no território, assim como a forma abnegada de trabalhar, vincou que o Poder Local Democrática, seja através da Câmara Municipal de Setúbal ou das juntas de freguesias, será sempre um parceiro.

Nesta perspetiva, e “em nome daquilo que é o desígnio secular desta instituição”, designadamente “servir o próximo sem olhar a razões, meios ou credos”, o autarca sublinhou o empenho municipal em continuar a “encontrar soluções para os desafios” colocados à Delegação Local de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa.

O trabalho dos voluntários desta organização, criada em 1863 por iniciativa de Henry Dunant, foi também enaltecido pelo vereador Pedro Pina. “São a génese e a força das suas estruturas locais e um elemento diferenciador, pela forma benemérita e abnegada com que trabalham.”

O presidente da Delegação Local de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa, Paulo Reis, ao destacar os “108 anos de atividade ininterrupta” no território setubalense, defendeu que o serviço prestado por este organismo pode ser otimizado com um espaço que concentre todos os serviços para melhorar a resposta operacional.

Já a vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Madalena Ramalho, assinalou “o trabalho de particular relevância ao longo de 108 anos da Delegação Local de Setúbal no apoio às populações mais vulneráveis através de ações de caráter social, de emergência e de socorro”.

A cerimónia, que incluiu a atribuição de distinções a voluntários da Delegação Local de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa, contou com a presença, entre outros, de presidentes e representantes das juntas de freguesia do concelho