Parcialmente nublado
Conselho Municipal de Desporto de Setúbal

O projeto da criação do Observatório do Desporto de Setúbal, os apoios aos clubes do concelho e a apresentação da Gala do Desporto 2020 foram abordados na reunião anual do Conselho Municipal de Desporto de Setúbal.


Na quarta sessão do Conselho Municipal de Desporto de Setúbal, realizada a 15 de novembro, nos Paços do Concelho, destacou-se a discussão do novo projeto, já iniciado, da criação de um Observatório do Desporto de Setúbal, cujo trabalho passa pelo desenvolvimento do retrato atual do desporto.

Essa avaliação, a nível local, centra-se nas vertentes ligadas aos equipamentos e espaços de prática desportiva, modalidades praticadas, hábitos desportivos da população, recursos humanos e setor empresarial.

O encontro ficou igualmente marcado pela apresentação da quarta edição da Gala do Desporto de Setúbal, que atribui prémios a atletas, dirigentes, clubes e outras individualidades que se destacam no panorama desportivo do concelho.

A Gala do Desporto de Setúbal, organizada pela Câmara Municipal e com data marcada para 25 de janeiro de 2020, reconhece e distingue personalidades e clubes que, ao longo da época desportiva anterior ou das respetivas carreiras, obtiveram resultados de mérito, além de divulgar e incentivar o desporto a nível local.

A reunião serviu ainda para a apresentação do balanço dos apoios atribuídos, em 2019, aos clubes de Setúbal, através da matriz de apoio ao desenvolvimento desportivo. Foram igualmente transmitidos dados sobre os praticantes, os treinadores e as modalidades federadas desenvolvidas no concelho e apoiadas pela Câmara Municipal.

Os objetivos e as metodologias para a ação dos grupos de trabalho criados no interior do concelho estiveram também presentes na ordem de trabalhos.

A fechar o encontro, foi divulgada a informação da realização de dois eventos de grande envergadura do Desporto Escolar. Trata-se do Encontro Nacional de Professores de Desporto e a Fase Final do Campeonato de Canoagem, a realizar no decorrer do próximo ano, assim como das comemorações do centenário do Clube Naval Setubalense.

Na quarta sessão do Conselho Municipal do Desporto estiveram presentes 15 conselheiros. A sessão ficou ainda marcada pela tomada de posse do conselheiro Vítor Caldeirinha, em representação da Administração dos Portos de Setúbal de Sesimbra.

O grupo de conselheiros do Conselho Municipal do Desporto eleito para o mandato 2017-2021, presidido pelo vereador da Cultura, Desporto, Direitos Sociais e Juventude da Câmara Municipal, Pedro Pina, conta com 25 conselheiros representantes de entidades públicas, nomeadamente do poder local e das forças de segurança, instituições de ensino, clubes desportivos, associações e ginásios.

O Conselho Municipal do Desporto é um espaço de reflexão e análise das mais diversas matérias e estratégias de política desportiva.