24 horas a mexer pela Inclusão

Cerca de mil pessoas participaram, nos dias 21 e 22 de maio, nas “24 Horas a Mexer Pela Inclusão!”, evento de desporto inclusivo de promoção da atividade física e de um estilo de vida saudável.


A 17.ª edição da iniciativa da União Desportiva para a Inclusão (UDI) da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Setúbal, com várias parcerias, herdeira das “24 Horas a Correr pela Deficiência”, levou ao Parque Urbano de Albarquel atividades físicas, incluindo uma caminhada e uma corrida, animações e mostras culturais e desportivas.

A iniciativa contou com a presença de Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal de Setúbal com os pelouros da Cultura, Desporto, Direitos Sociais, Saúde e Juventude, e dos presidentes da União das Freguesias de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião, Rui Canas e Nuno Costa, respetivamente.

“Enquanto nos anos anteriores centrávamo-nos muito na corrida, agora pretendemos encher aquele espaço com atividades desportivas e físico-motoras, quer de forma organizada, quer de adesão espontânea. A ideia era que as pessoas se mexessem, promovendo hábitos de vida saudável, e, por outro lado, dar oportunidade às pessoas de contactarem com a nossa população”, assinalou o presidente da APPADCDM de Setúbal, José Salazar.

Por essa razão, no Parque Urbano de Albarquel houve torneios desportivos e estiveram disponíveis matraquilhos, mesas de ténis de mesa e jogos populares, entre outras atividades, além de, no dia 21, o local ter sido ponto de partida para uma caminhada que deu a volta à Avenida Luísa Todi e de uma corrida que começou com um percurso junto ao rio Sado e depois seguiu pela mesma artéria.

José Salazar estimou que, “seguramente”, ao longo dos dois dias “participaram nas várias atividades cerca de mil pessoas”, apesar de o tempo, devido à pandemia de covid-19, ainda se estar numa fase de “reabituação às atividades ao ar livre com muitas pessoas”.