Programa Municipal de Educação - Arte e Ciências Experimentais

O Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais, que visa contribuir para a melhoria do sucesso educativo, já retomou as atividades nas escolas , após um interregno motivado pela pandemia Covid-19.


O programa, promovido pelo município de Setúbal desde o ano letivo 2019-2020, com financiamento comunitário no âmbito do PorLisboa 2020, contempla ações de animação do livro e da leitura, movimento e dança e ciências experimentais dirigidas aos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública.

O programa, que prevê a realização de seis a oito atividades gratuitas por ano letivo em contexto de sala de aula, tem como objetivo contribuir para a melhoria do sucesso educativo, nomeadamente ao nível da língua portuguesa, matemática e literacia científica.

Deste modo, pela intervenção em anos precoces de escolaridade, podem ser prevenidas dificuldades de aprendizagem e insucesso escolar em anos subsequentes.

As ações, iniciadas no ano letivo passado e suspensas em março devido à pandemia de Covid-19, são agora retomadas com a animação do livro e da leitura, dinamizada em parceria com a Casa d’Avenida, a percorrer os estabelecimentos de ensino pré-escolar.

Além da leitura de contos, as ações incluem a apresentação da performance cénica “A metade que falta”.

As restantes atividades de movimento e dança, desenvolvidas com a colaboração da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, e de ciências experimentais, em parceria com a Ciência Viva, são retomadas até ao final de outubro.