A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, reafirmou na manhã de 1 de julho o compromisso com a Educação e defendeu que as escolas do concelho e do país têm de ser amigas das crianças.


“Todas as escolas têm de ser amigas das crianças e isto pode parecer um chavão, mas é preciso continuar a afirmar, mesmo sabendo que esta é a missão das escolas”, afirmou Carla Guerreiro na Escola Secundária Ordem de Sant’Iago, no âmbito da entrega de prémios da quinta edição do projeto Escola Amiga da Criança, que premiou 22 estabelecimentos de ensino do concelho.

A Escola Amiga da Criança, criada em 2018, é uma iniciativa nacional conjunta da CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais, da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que premeia os estabelecimentos de ensino que têm projetos e condições realmente amigas dos estudantes.

O projeto, organizado localmente pela COSAP – Federação Concelhia de Setúbal das Associações de Pais, promove um trabalho de equipa entre pais, alunos e professores, em benefício de todas as crianças e jovens, com o objetivo de incentivar a uma escola que educa e que é feliz.

Nesta quinta edição, receberam o selo Escola Amiga da Criança a Academia Música Belas Artes Luísa Todi, a APPACDM Setúbal, a EB 1/JI Montalvão, a EB 1 Bairro Afonso Costa, a EB 1 de Faralhão n.º 1, EB 1 de Faralhão n.º 2, a EB 1 de Manteigadas, assim como a EB 1 de Setúbal n.º 1, a EB 1 de Setúbal n.º 7 e a EB 1 de Setúbal n.º 8.

Foram ainda premiadas a EB 1/JI Azeda, a EB 1/JI de Faralhão, a EB 1/JI de Setúbal, a EB 1/JI Montalvão, a EB 2/3 Aranguez, a EB 2/3 Azeitão, a EB 2/3/S Lima de Freitas, a EB1 da Brejoeira, a EB1/JI Bento Jesus Caraça n.º 5, a EBI Luísa Todi, a EBI/S Ordem de Santiago e a ES/3 Sebastião da Gama.

Na cerimónia de entrega de prémios da quinta edição do projeto Escola Amiga da Criança, a vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal enalteceu o papel das juntas de freguesia na área da Educação. “São uma parte fundamental da comunidade educativa à sua dimensão nas tarefas que fazem e têm uma grande proximidade com toda a comunidade e é bom que seja assim.”

A autarca, que detém o pelouro da Educação, indicou ainda a parceria estabelecida com a COSAP. “Julgo que temos tido uma boa parceria nestes últimos anos. Com a questão das AEC [Atividades de Enriquecimento Curricular] conseguimos reforçar estes laços e acho que aquilo que podemos fazer é continuar e melhorar aquilo que são as nossas parcerias tanto relativamente às AEC como a outras ofertas” de apoio às famílias.

A cerimónia de entrega de prémios da quinta edição do projeto Escola Amiga da Criança contou com a participação do presidente da COSAP, Orlando Serrano, que enalteceu o trabalho de parceria com a Câmara Municipal, as juntas de freguesias, a comunidade educativa e as crianças.

Já o antigo diretor do Agrupamento de Escolas Ordem de Santiago e Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Pedro Florêncio, além de destacar a importância do projeto educativo, frisou alguns projetos de inclusão do agrupamento, como os Flamenquitos de Santiago, que alia a música à dança.