25 de Abril | Em Silêncio

Um espetáculo multidisciplinar, que mistura documental e ficcional para resgatar histórias da resistência à ditadura em Portugal e evocar o peso da censura, foi apresentado no dia 17 à noite, no Fórum Municipal Luísa Todi.


Com encenação de Teresa Sobral e interpretação de Ana Valentim, Beatriz Maia, Hugo Narciso, Mário Coelho, Patrícia Fonseca e Tomás Barroso, “Em Silêncio” é um conjunto de histórias de pessoas que durante a ditadura “foram perseguidas, presas, viveram em silêncio e com medo, na clandestinidade, ou se tornaram informadoras do sistema”, refere a sinopse do espetáculo.

“É uma viagem aos 48 anos de ditadura em Portugal, com uma dinâmica auditiva e visual, vertiginosa e apaixonante, através de um texto construído a partir de vozes de pessoas que viveram essa época”, reforça o texto.

Em palco, esteve o público, que integrou o cenário, em proximidade com os intérpretes, e foram contadas histórias de Helena Pato, Sérgio Vilarigues, António Vilarigues, Conceição Matos, Carlos Coutinho, Eugénia Varela Gomes, Raimundo Narciso, Ernesto Dabo, Álvaro Pato, Rui Pato, Luísa Tito de Morais, Fernanda Neves, Pedro Santarém, Maria Pulquério, Fernando Cardeira, Valdemar Francisco.

Com música ao vivo e uma projeção audiovisual para quebrar fronteiras entre realidade e ficção, a peça, integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, explorou linhas de tensão no cinema e no teatro, entre atores, público e pessoas que viveram o período ditatorial em Portugal.