A mostra “Livros Miniatura”, de entrada livre, apresenta exemplares de publicações com um tamanho máximo de 7,5 centímetros de altura e com textos e gravuras legíveis, representativas de diferentes períodos da história.

Os visitantes podem admirar livros pedagógicos do início do século XIX, bibliotecas miniatura de histórias infantis, edições ilustradas de contos morais e almanaques publicitários.

As peças pertencem à coleção que João Lizardo começou em 2007, composta, atualmente, por mais de seiscentos livros miniatura com um tamanho máximo de 7,5 centímetros de altura.

O projeto de João Lizardo inclui, além da exposição patente até 9 de dezembro, oficinas lúdicas e pedagógicas sobre a história do livro e, no caso particular, sobre livros de dimensões tão reduzidas.

As oficinas autónomas, que se realizam todos os dias durante o horário da Biblioteca Pública Municipal, destinam-se à comunidade escolar de todos os níveis de ensino e não carecem de inscrição.

Estão ainda previstas duas oficinas com a presença do autor, a primeira no dia 5, pelas 17h00, dirigida a professores e técnicos de biblioteca e sem necessidade de inscrição.

No dia seguinte, João Lizardo regressa para promover uma oficina dirigida a alunos dos 1.º e 2.º ciclos, com início às 14h30. Esta atividade está limitada à participação de quatro turmas, que devem fazer a inscrição pelo número 265 537 240.

A exposição “Livros Miniatura” pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.