Festival A Colina | James Ferraro

O festival de música e artes A Colina realiza-se em Setúbal entre os dias 26 e 28 de novembro com uma seleção de 13 concertos de artistas emergentes nacionais e internacionais e uma exposição coletiva de artes plásticas.


O evento, que nesta terceira edição decorre em A Gráfica – Centro de Criação Artística, destina-se a dar voz e espaço a manifestações artísticas vistas como menos comerciais, mantendo a premissa de unir valores emergentes da música nacional com nomes estabelecidos do panorama independente mundial.

O produtor americano James Ferraro, o músico egípcio Maurice Louca e a performer britânica Elvin Brandhi são alguns dos destaques da programação deste ano.

O festival, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo Coletivo Colinas, abre no dia 26, às 19h00, com o jazz de O Carro de Fogo de Sei Miguel, formada por Sei Miguel, na corneta de êmbolos, Fala Mariam e Nuno Torres, no trombone e saxofone, Bruno Silva, na guitarra, Pedro Lourenço, no baixo, André Gonçalves, nos órgãos, e Monsieur Trinité e Luís Desirat, nas percussões.

Segue-se, às 21h30, um concerto de Jejuno, projeto da artista de Palmela Sara Rafael, que apresenta música artesanal e eletrónica arquitetada a partir de teclados, pedais de efeitos e mixer.

O quarteto de rock Hetta, oriundo do Montijo, às 22h30, e o rapper Ghoya, que apresenta rap crioulo de origem cabo-verdiana, às 23h00, são outros protagonistas da primeira noite.

O guitarrista do Cairo Maurice Louca, que apresenta o mais recente álbum, “Saet El-Hazz (The Luck Hour)”, fecha o cartaz de dia 26, com um concerto a partir da meia-noite.

O programa do festival A Colina prossegue no dia 27 com performances eletrónicas pelos DJ Tiago Miranda, às 15h00, e Guilherme Curado, às 17h00.

A programação continua às 18h00 com um concerto da jovem violinista e violetista Maria da Rocha, o qual apresenta música eletroacústica num diálogo entre viola d’arco e processamento eletrónico em tempo real.

A galesa Elvin Brandhi, reconhecida pela música experimental e por ter colaborado com Pat Thomas e Tony Allen, baterista de sempre de Fela Kuti, é a artista que se segue, às 19h00.

A festa no dia 27 prossegue com uma atuação do projeto setubalense de música eletrónica Noiva, às 21h30.

Uma hora depois, é a vez de o músico experimental, compositor e produtor de música eletrónica James Ferraro apresentar o mais recente disco, “Terminus”.

A noite termina com um concerto de DJ Max Dade & Tsuri, a partir das 23h30.

O último dia do evento, 28, reserva uma demonstração musical pela Packt FM, que se define como um “podcast com múltiplos hits e grandes convidados”.

O festival A Colina conta, ainda, com uma exposição coletiva de artes plásticas dos artistas Afonso Laranjeira, Anita Marante, Catarina Santos, David Correia Gonçalves e Francisca PSS, Gonssalo, Joana Pimentel, Magdalena Borges, Pedro Leitão e Pedro Tinôco.

A mostra pode ser visitada ao longos dos três dias do certame.

Os bilhetes para os dias 26 e 27, à venda nesta página, custam seis euros. No dia 28, a entrada é gratuita.

Há, ainda, um passe, com o valor de 10 euros, que permite o acesso a todos os eventos.