6.º Festival Internacional de Acordeon de São Sebastião - Michel de Roubaix

A sexta edição do Festival Internacional de Acordeon de São Sebastião, realizada na tarde de 27 de novembro, no Auditório Bocage, com a atuação de quatro acordeonistas portugueses, homenageou o bailarino e acordeonista francês Michel de Roubaix.


O evento, organizado pela AAP – Associação de Acordeonistas de Portugal e Junta de Freguesia de São Sebastião, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, contou com alguns dos melhores intérpretes da atualidade, como Vítor Apolo, Vítor Pastor, Andreia Sofia Rodrigues e Leonel Mateus, e a participação especial do trompetista Jean-Marc Charmier.

Um dos momentos altos do espetáculo foi a homenagem ao famoso bailarino parisiense de sapateado e acordeonista Michel de Roubaix.

Radicado em Portugal há cerca de quatro décadas, o músico recebeu lembranças entregues pelo vereador da Câmara Municipal de Setúbal Carlos Rabaçal, pelo presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, e pelo presidente da AAP, Nuno Soares.

Perante um Auditório Bocage cheio, o vereador Carlos Rabaçal afirmou que o Festival Internacional de Acordeon de São Sebastião integra “um processo de crescimento contínuo que Setúbal tem tido na última década e que vai continuar a acontecer”.

Neste sentido, o autarca recordou que o município continua empenhado em alavancar a Cultura. Exemplo disso, lembrou, é o Plano Estratégico de Cultura de Setúbal, desenvolvido pela Câmara Municipal, atualmente em fase de recolha de contributos.

O projeto, integrado na candidatura Setúbal – Cultura Sem Barreiras, pretende responder a um conjunto de objetivos de forma a permitir, no futuro, a criação de dinâmicas culturais verdadeiramente enquadradas com as necessidades, os anseios e os gostos dos variados públicos, adequando-se às condições técnicas e estruturais existentes.

“É um plano muito importante que está a ser construído para conceber o que vai ser a Cultura no futuro no nosso concelho”, vincou Carlos Rabaçal.

Durante o discurso, Carlos Rabaçal partilhou ainda palavras de apreço pelo homenageado Michel de Roubaix.

“Michel de Roubaix é um ser humano muito modesto e muito poderoso. Queria agradecer-lhe por amar o sapateado e o acordeão, mas, também, por amar Portugal e por amar a Cultura. Nós é que nos sentimos homenageados pela sua presença.”