Hastear da Bandeira Azul e Praia Acessível, na Praia da Figueirinha

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, salientou, na quarta-feira de manhã, que a Bandeira Azul atribuída à Praia da Figueirinha, além do prestígio, atesta a qualidade da água e do areal da zona balnear.


O hastear da Bandeira Azul “significa que a praia reúne todas as condições para o uso balnear do areal e das águas e isso é sempre um motivo de grande responsabilidade e de grande orgulho”, salientou André Martins.

A Bandeira Azul é atribuída pelo décimo quinto ano consecutivo à Praia da Figueirinha, zona balnear que tem sido avaliada, consecutivamente e num espetro alargado de critérios, com elevados índices de qualidade ambiental, turística e sanitária.

Inserida no Parque Natural da Arrábida, “a Praia da Figueirinha tem boas condições para os cidadãos de Setúbal e visitantes tomarem banho e passarem tempos ao ar livre”, assegurou o autarca.

Além do hastear da Bandeira Azul, a cerimónia, que contou com a presença de um conjunto de individualidades, constituiu o momento simbólico em que o areal recebeu a bandeira Praia Acessível, galardão que distingue, essencialmente, o incremento das condições relacionadas com as acessibilidades.

O esforço municipal na Figueirinha para promover uma praia para todos os cidadãos foi reconhecido pelo presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas.

“É um orgulho assistir, nos últimos anos, às grandes transformações que as praias da responsabilidade da Câmara Municipal tiveram, com equipamentos nunca existentes para garantir acessibilidade e com um conjunto de outras intervenções, que são determinantes para afirmar a qualidade das praias.”

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal frisou que as juntas de freguesia têm, também, responsabilidades no que diz respeito à preservação e manutenção das praias, nomeadamente ao nível da limpeza.

“A Câmara Municipal transferiu para as freguesias cada vez mais responsabilidades, acompanhadas das respetivas compensações financeiras, tratadas a tempo e horas. As juntas têm um papel determinante no que diz respeito ao apoio e limpeza das praias”, sublinhou o autarca.

Durante a cerimónia de hastear das Azul e Praia Acessível, o autarca aproveitou para referir que a Câmara Municipal de Setúbal continua a trabalhar na criação de soluções para contenção e eliminação do risco de derrocada de um bloco de rocha localizado na encosta entre Figueirinha e Galapos.

“Decidimos na última reunião da Comissão de Proteção Civil pedir uma reunião ao Ministério do Ambiente para a resolução desta situação”, adiantou.

A cerimónia de hastear da bandeira contou, entre outros, com a presença de representantes da Capitania do Porto de Setúbal, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.