Bênção dos Finalistas 2023

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, enalteceu a 28 de maio, na Bênção dos Finalistas 2023, a importância do Instituto Politécnico de Setúbal como uma instituição de referência que contribui para projetar o concelho a nível nacional e internacional.


O Parque do Bonfim acolheu, no período da manhã, a tradicional Bênção dos Finalistas do IPS, cerimónia que o autarca espera que “fique para sempre marcada” na vida dos estudantes que terminaram as licenciaturas nas cinco escolas que compõem o instituto.

André Martins formulou desejos de que os licenciados da Escola Superior de Saúde, da Escola Superior de Educação, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, da Escola Superior de Ciências Empresariais e da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro tenham os melhores sucessos nas suas vidas profissionais.

“É esse o desejo que a Câmara Municipal tem para todos os que passaram pelo IPS e ajudaram a prestigiar esta tão importante instituição do nosso concelho. Façam de Setúbal e de Portugal o que todos nós merecemos. Muito obrigado pelo vosso esforço e pelo vosso trabalho.”

O presidente do município garantiu que a autarquia acompanha “sempre com muita atenção” tudo o que se passa no IPS e verifica que, ao longo dos anos, a instituição se afirmou “como uma referência a nível nacional”, o que contribui para promover e distinguir Setúbal.

“O nosso agradecimento a todos que levam o nome de Setúbal mais além, e que fazem com que o concelho seja cada vez mais conhecido a nível nacional e também internacional, pois o IPS é uma instituição cada vez mais reconhecida internacionalmente.”

Também a presidente do IPS, Ângela Lemos, desejou os maiores sucessos aos estudantes e destacou o papel das famílias que “suportaram as ausências, patrocinaram os estudos e apoiaram nos momentos mais difíceis”.

A responsável salientou que o IPS “tem uma taxa de empregabilidade muito boa, muito perto dos 100 por cento”, e que os diplomados da instituição setubalense “são os preferidos na região”.

Já o presidente da Associação Académica do IPS, Ivan Svac, vincou que o dia da Bênção das Fitas é “o dia do orgulho para a associação”, pois significa que “desta casa vão sair pessoas formadas, grandes especialistas, pessoas com valores e, sobretudo, estudantes que participaram e viveram a vida de Setúbal”.

Ivan Svac garantiu ainda que a associação e o IPS “estarão sempre de portas abertas” para acolher os diplomados do instituto.

À cerimónia da Bênção das Fitas, que, além dos discursos com votos de felicidades para os licenciados no IPS em 2023, incluiu a celebração de uma missa, seguiu-se, na parte da tarde, a tradicional Queima das Fitas.