Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal, e Celestina Neves, presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, colocaram duas coroas de flores na base da estátua localizada na Praça da República durante a cerimónia, a que assistiram ainda representantes da Associação Sebastião da Gama e familiares do poeta.

Pela primeira vez em vários anos, Joana Gama, mulher de Sebastião da Gama, não pôde estar presente na cerimónia de homenagem, devido a problemas de saúde.

Em representação da tia e da Associação Sebastião da Gama, Ana Vieitos agradeceu a iniciativa, uma cerimónia em que Joana Gama “gostaria de estar e pela qual ficaria, com toda a certeza, muito feliz” pela homenagem prestada.

O vereador Pedro Pina sublinhou que a Câmara Municipal “associa-se a esta homenagem porque são homens como Sebastião da Gama que permitem fazer continuar a querer sonhar”, salientando ainda que o poeta descreveu a Serra da Arrábida “como poucos”.

A deposição de flores foi a primeira iniciativa de um programa comemorativo organizado pela Câmara Municipal para assinalar o 90.º aniversário do poeta e pedagogo natural de Azeitão, falecido prematuramente, aos 27 anos, vítima de tuberculose.

O programa reserva ainda, para o dia 12, com início às 15h00, um passeio aos locais da Serra da Arrábida que serviram de inspiração literária a Sebastião da Gama.

Os interessados em participar nesta atividade, que inclui períodos de declamação de poemas por Alexandrina Pereira, devem inscrever-se no Museu Sebastião da Gama, em Vila Nogueira de Azeitão, pelo telefone 212 188 399 ou pelo endereço museusebastiaodagama@mun-setubal.pt.

Também a 12, mas às 21h00, é inaugurada no Museu Sebastião da Gama a exposição “Outros Poemas de Sebastião da Gama”, promovida pela Associação Cultural Sebastião da Gama e que inclui a leitura de poemas inéditos.

O coro municipal Afina Setúbal atua, igualmente no âmbito do programa comemorativo, no dia 12, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.