Na iniciativa, agendada para as 16h00, os foliões são convidados a mostrarem os seus talentos e vestirem a pele dos respetivos ídolos. O concurso, com concentração no Largo José Afonso e término no Auditório José Afonso, está aberto à participação da população e de associações.

Para a terça-feira de Carnaval, dia 12, é proposta uma grande concentração de palhaços, igualmente aberta a todos, às 16h00, no Largo José Afonso, com muitas surpresas e brindes para os participantes.

Uma hora antes, às 15h00, “O Circo vem à Rua” com o Auditório José Afonso a receber o Circo Nómada que, até ao dia 17, está montado no largo, assim como vários divertimentos para a pequenada, como carrosséis, uma tenda multiusos e rulotes de farturas.

O concurso de eleição da Rainha do Carnaval realiza-se este ano no Fórum Municipal Luísa Todi, dia 11, às 21h30, com nove candidatas ao título e momentos de animação. A entrada custa quatro euros.

Outro ponto alto deste ano é a cegada “Vão prá Troika que os pariu”, uma sátira de teatro-comédia à situação atual do País, encenada pela ACOES, com realização agendada para dia 8, às 21h30, na tenda multiusos do Largo José Afonso.

O espetáculo, com entrada a 3,50 euros, repete no dia 9, às 16h00, estando reservado para as 22h00, também na tenda multiusos, um baile de Carnaval.

O programa do Carnaval de Setúbal 2013 é organizado pela ACOES – Associação do Carnaval e Outros Eventos de Setúbal, Câmara Municipal e juntas de freguesia.