A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, e a embaixadora da Hungria em Portugal, Emília Fábián

A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, enalteceu a 13 de abril a realização do Dia da Cultura Húngara em Setúbal, cidade de portas abertas ao mundo e que mantém uma relação de proximidade com a localidade de Debrecen.


“Ao contactar com outras culturas, todos aprendemos e conseguimos tirar algo para as nossas sociedades”, destacou a autarca no evento “Dias de Hungarikums”, realizado na Casa da Baía a propósito das celebrações dos 50 anos do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a Hungria.

A vice-presidente do município sublinhou que o assinalar deste marco “fica a dever-se a um acontecimento muito importante para os portugueses, o 25 de Abril”, cujo cinquentenário, que está a ser festejado ao longo do ano, “é importante de ser partilhado com outros povos do mundo”.

Carla Guerreiro, ao recordar que Setúbal mantém uma geminação com Debrecen desde 2000, enalteceu a realização da iniciativa que partilhou com Setúbal, “cidade de portas abertas ao mundo, multicultural e intercultural”, a cultura e costumes da Hungria.

A autarca vincou a importância de celebrar os 50 anos do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a Hungria. “Vivemos dias tensos, absurdos e aquilo de que todos precisamos é paz e cooperação.”

A embaixadora da Hungria em Portugal, Emília Fábián, destacou que os “Dias de Hungarikums” em Portugal “são um dos eventos mais importantes para destacar a riqueza e a diversidade da cultura húngara, assim como a gastronomia e o artesanato reconhecidos mundialmente”.

A diplomata disse ainda que a iniciativa, “mais do que promover os produtos e especialidades húngaras” de apresentar “o património e o potencial da cultura e economia da Hungria”, procura “reforçar as relações políticas de alto nível, promover a interação social e a compreensão mútua”.

Além do momento protocolar, o Dia da Cultura Húngara em Setúbal contou com música e dança pela “Flaska Banda”, a par dos Cantores Folclóricos de Debrecen, a apresentação de joias em Porcelana Zema, uma demonstração de Teqball e a degustação de produtos húngaros.

Além das iniciativas realizadas este sábado na cidade setubalense, organizadas em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, o evento “Dias de Hungarikums”, promovido pela Embaixada da Hungria em Portugal, contou com atividades em Lisboa e em Santiago do Cacém.