47.º aniversário do Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, sublinhou na manhã de 16 de agosto, na cerimónia comemorativa do 47.º aniversário do Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, a importância da parceria entre a autarquia e as coletividades para o desenvolvimento do concelho.


“As coletividades são uma dinâmica determinante da sociedade setubalense e são parceiros fundamentais do poder local. É em conjunto que podemos ajudar a sociedade a desenvolver-se”, sublinhou o autarca no evento, realizado na sede da coletividade localizada na Avenida Bento de Jesus Caraça.

O presidente André Martins garantiu que as coletividades podem contar sempre com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e manifestou disponibilidade pra prosseguimento do trabalho em parceria de forma “encontrar soluções para que o movimento associativo não fique sempre dependente de subsídios”.

André Martins destacou a presença de representantes de várias coletividades do concelho na festa de aniversário do Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, o que demonstra que “o movimento associativo se dá bem, apesar das rivalidades, e contribui para que Setúbal cresça e tenha um futuro melhor”.

O autarca realçou em especial o papel do movimento associativo na “mobilização dos jovens para participarem na sociedade e na promoção do saber viver no coletivo”, uma vez que, indicou, “é no coletivo que se encontram os melhores caminhos para o futuro”.

O Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça foi apontado como um exemplo de como as coletividades podem mobilizar a juventude, já que o atual presidente da direção, Bruno Vigário, tem apenas 20 anos.

“O Bruno é um dos dirigentes mais jovens do movimento associativo. Ele abdicou daquilo que muitos jovens hoje perseguem para dar grande parte do seu tempo à comunidade. Por isso o saudamos de forma muito especial”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Em dia de festa, Bruno Vigário sublinhou “a força de vontade” dos moradores da Praça Olga Morais Sarmento para fundarem o clube, a 16 de agosto de 1975, e “criarem uma página bonita na história da cidade”.

O clube continua a apostar na formação desportiva e apresenta, este ano, duas estreias nos campeonatos distritais, com equipas de futebol feminino iniciados e juvenis.

As atividades culturais são também uma prioridade, com o presidente da direção a manifestar a vontade de os Ídolos da Praça voltarem a participar no Concurso das Marchas Populares de Setúbal “talvez já no próximo ano”.

A cerimónia comemorativa do 47.º aniversário dos Ídolos da Praça começou com o hastear da bandeira e, após o período de intervenções e entrega de lembranças pelas entidades presentes, seguiu-se a apresentação do hino da coletividade, cantado por Susana Martins.

No final, foi cortado um bolo de aniversário, servido aos presentes, acompanhado de moscatel de Setúbal.