A exposição, intitulada “Boba Kana Muthu Wzela”, é a segunda série do projeto “Século XVIII – Revelar a Memória a partir do Esquecimento”, a qual se centrou, na série inaugural, em temática relacionada com o Marquês de Pombal.

Na mostra atual, JRicardo Rodrigues captou imagens em zonas de Lisboa relacionadas com o antigo e já desaparecido bairro lisboeta do Mocambo, criado no século XVI.

A partir da função para a qual o bairro foi criado, de constituir, nos arrabaldes da capital, uma área residencial organizada por africanos livres ou forros e pelas autoridades portuguesas.

A partir deste facto histórico, JRicardo Rodrigues criou fotografias de grande formato, em estilo cinematográfico, onde procura retratar o esquecimento e a memória do que considera a silenciosa presença dos negros em Portugal, sem negligenciar questões como a escravatura e o racismo.

Na conceção das imagens que podem ser admiradas na Casa Bocage, localizada na Rua Edmond Bartissol, num dos bairros históricos de Setúbal, o artista traça um paralelismo direto com acontecimentos da atualidade, como alguns episódios registados recentemente entre os moradores da Cova da Moura, na Amadora, e a polícia.

A exposição, que integra o programa cultural de eventos que assinalam em Setúbal, até setembro de 2016, os 250 anos do nascimento de Bocage, pode ser mais facilmente compreendida através dos conteúdos facultados pelo autor na página www.jricardo.eu.