Grupo Desportivo Independente - comemorações 66.º aniversário

A importância do movimento associativo para a promoção da qualidade de vida das populações foi destacada na tarde de 15 de maio pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na sessão solene comemorativa do 66.º aniversário do Grupo Desportivo Independente.  


“As coletividades são uma força da democracia. Enquanto houver movimento associativo a democracia não está em risco. Por isso temos de enaltecer a dinâmica e o empenho de todos os dirigentes associativos na promoção da qualidade de vida das pessoas”, disse André Martins na cerimónia realizada na sede do Grupo Desportivo Independente.

O dinamismo demonstrado por esta coletividade, fundada a 15 de maio de 1956, na Estrada das Montureiras Novas, freguesia de São Sebastião, foi destacado pelo autarca como um exemplo do papel desempenhado pelo movimento associativo no desenvolvimento social, cultural e desportivo do concelho.

“Estamos a celebrar 66 anos de história e de dinâmica social, de divulgação e promoção da cultura e do desporto. Homenageamos todos aqueles que dedicaram boa parte da sua vida a dinamizar coletividade e a contribuir para a promoção da qualidade de vida no concelho.”

André Martins manifestou, igualmente, a disponibilidade da Câmara Municipal de Setúbal para “apoiar o Grupo Desportivo Independente e restante movimento associativo do concelho em tudo o que for necessário, tendo em conta, naturalmente, as limitações do orçamento municipal”.

O autarca recorda que nos últimos 20 anos “foi feito muito trabalho no concelho em muito domínios” tendo em conta as “opções e prioridades” definidas, de que é exemplo a requalificação do património cultural.

Apesar de esta requalificação “continuar a ser importante”, ressalva, há “uma mudança de prioridades, pois é agora a vez de criar melhores condições para garantir que o movimento associativo possa desenvolver o seu trabalho”.

André Martins revela que na próxima semana a autarquia vai encetar contactos junto de algumas associações com o objetivo concretizar esta prioridade, designadamente em matéria de instalações para o desenvolvimento de atividades desportivas e culturais.

Além do município, também a Junta de Freguesia de São Sebastião é um importante parceiro do movimento associativo que, de acordo com o presidente Nuno Costa, “contribui de forma significativa para a coesão do tecido social e para o bem-estar coletivo”.

Para o autarca, as coletividades são verdadeiras escolas de democracia, pois nelas “as pessoas aprendem a ser cidadãs de corpo inteiro” e realça o trabalho desenvolvido pelo Grupo Desportivo Independente ao longo de 66 anos com dirigentes que “com muita dedicação, de forma abnegada e voluntária trabalha em prol dos outros”.

O presidente da direção do Grupo Desportivo Independente, Jorge Farinha, agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião e garantiu que a instituição “está sempre aberta para receber toda a comunidade e trabalhar em conjunto com outras coletividades”.

A cerimónia comemorativa dos 66 anos de existência do Grupo Desportivo Independente começou com uma homenagem à atleta de taekwondo Sara Sampaio, que conquistou a medalha de bronze no Campeonato Europeu de Juniores da modalidade, em 2011.

Seguiu-se a entrega dos emblemas de ouro e de prata a quatro sócios que completam, respetivamente, 50 e 25 anos de associados, e a entrega de lembranças por várias coletividades do concelho ao Grupo Desportivo Independente.

Após ter sido cortado um bolo de aniversário, servido aos presentes, acompanhado de moscatel de Setúbal, e da interpretação do hino do clube pela cantora Sara Margarida, a festa terminou com animação musical a cargo de Hélder Cardoso e Reinaldo Nunes.