Nuno Medeiros

O sociólogo e investigador setubalense Nuno Medeiros é o vencedor do Prémio de História Alberto Sampaio 2022, destinado a promover o desenvolvimento de estudos na área da História Social e Económica.


Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros vence a quinta edição do prémio com um trabalho intitulado “Edição para o Grande Consumo em Portugal: Um século de Romano Torres (1885/86-1990)”.

O prémio, com responsabilidade científica da Academia das Ciências de Lisboa e que resulta de uma iniciativa conjunta dos municípios de Braga, Famalicão e Guimarães e da Sociedade Martins Sarmento, distingue a “investigação história inovadora e aprofundada sobre um tema de relevância económica, social e cultural”.

A investigação aprofunda os conhecimentos sobre os processos da produção editorial, a criação do livro e a respetiva circulação no mercado como objeto de consumo, com o júri a destacar que o “autor explora a racionalidade económica subjacente à iniciativa empresarial no sentido de captar e alargar o público consumidor, ir ao encontro das sensibilidades do leitor e modelar padrões sociais e culturais”.

A cerimónia de entrega do prémio realiza-se no dia 1 de dezembro, em Braga, e o trabalho vencedor vai ser publicado na Revista Guimarães.