Noite Europeia dos Investigadores 2022

O trabalho desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Setúbal na área da investigação e o contributo para o desenvolvimento do concelho em parceria com a Câmara Municipal foram destacados no dia 30 de setembro pelo presidente da autarquia, André Martins, na Noite Europeia dos Investigadores.


O evento, uma organização conjunta do IPS e do município de Setúbal, levou a ciência ao centro da cidade com um conjunto de atividades que contemplou uma mostra de projetos de investigação, workshops, conversas e exibição de documentários.

“O IPS é uma referência a nível nacional e internacional e, por isso, estas dinâmicas são sempre muito importantes para continuarmos a trilhar este caminho da distinção de Setúbal e desta instituição”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal na abertura da iniciativa que se realizou em várias cidades europeias, incluindo Lisboa, Coimbra, Braga, Évora e Setúbal.

O principal objetivo foi aproximar os investigadores do público e “dar a conhecer aquilo que de bom se faz nesta área no principal centro de investigação do concelho, o Instituto Politécnico de Setúbal”.

O autarca evidenciou o papel do conhecimento científico no desenvolvimento de Setúbal, destacando algumas parcerias entre a Câmara Municipal e o IPS, de que é exemplo um estudo que aprofunda a reflexão sobre o papel e o contributo dos mercados municipais, em particular do Mercado do Livramento, o qual resultou na publicação do livro “Mercado do Livramento de Setúbal – Um ecossistema de sustentabilidade”.

O instituto realiza também vários projetos na área do ambiente “nos quais há a possibilidade de a autarquia se envolver e colocar em prática, por exemplo, relativamente à economia circular”.

Na abertura da Noite Europeia dos Investigadores, o presidente André Martins deixou o compromisso de “fazer um esforço conjunto para trazer mais o IPS para a cidade para que os setubalenses e azeitonenses possam melhor sentir a importância do instituto”.

Com o tema “Sustentabilidade e Bem-Estar”, o programa da Noite Europeia dos Investigadores em Setúbal teve como núcleo central a Praça de Bocage, com uma mostra que deu a conhecer projetos científicos e de investigação desenvolvidos por várias entidades, entre os quais a Câmara Municipal, o IPS, a Aliança Universitária Europeia E³UDRES², a Ascenza Agro, a ENA – Agência de Ambiente e Energia da Arrábida e a Livraria Culsete.

O programa contemplou, igualmente, na Casa da Cultura, a exposição de fotografia e vídeo “idoSOS – intertwined voices”, que partilhou um projeto com estratégias intergeracionais utilizadas para quebrar o isolamento social da população idosa durante a pandemia de covid-19.

No mesmo local, a vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, esteve no encontro “Conversas sobre… Sustentabilidade”, enquanto a chefe da Divisão de Direitos Sociais e Saúde, Conceição Loureiro, participou em “Conversas sobre… Bem-estar”.

A exibição de curtas-metragens sobre o tema “Sustentabilidade e Bem-Estar” e do documentário ambiental “BUTTS” foram outras atividades realizadas na Casa da Cultura.

A Noite Europeia dos Investigadores em Setúbal integrou, igualmente, a iniciativa “A tuna sai à Rua”, com atuações das tunas académicas das escolas superiores que compõem o IPS nas ruas da Baixa sadina.