17° Nublado
Lidl Setúbal Triathlon 2020

João Ferreira e Liliana Veríssimo venceram a edição 2020 do Lidl Setúbal Triahtlon, prova de triatlo longo realizada na manhã de dia 25, com segmentos de natação, ciclismo e corrida.


João Ferreira, triatleta do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa, ganhou pela terceira vez consecutiva a prova organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e a HMS Sports, composta por 1,9 quilómetros de natação, 90 de ciclismo e 21,1 de corrida.

O vencedor, com o tempo de 03h58m23s, bateu os principais concorrentes da competição, o espanhol Alberto Garcia, do Estoril-Praia Credibom, que ficou em segundo ao terminar a prova em 03h59m42s, e o brasileiro Danilo Pimental, da Ontrisports, com 04h01m05s.

Nas mulheres, a triatleta Liliana Veríssimo, do Núcleo do Sporting da Golegã, foi a mais forte. A triatleta, que na edição anterior da prova de triatlo longo de Setúbal havia ficado em segundo lugar, subiu este ano ao mais alto lugar do pódio com o tempo de 04h43m02s.

Em segundo ficou Susana Mateus, igualmente do Núcleo do Sporting da Golegã, com 04h53m09s, enquanto o terceiro lugar foi para Mariana Marques, do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa, com 04h54m16s.

O Lidl Setúbal Triathlon 2020 contemplou ainda prémios para a melhor equipa em competição, que nesta quarta edição foi o Estoril-Praia Credibom. Novidade este ano foi a realização de uma competição de estafetas, com a equipa Ontrisports a sagrar-se vencedora.

Esta edição do Lidl Setúbal Triathlon foi desenhada de forma a seguir as normas impostas pela Direção-Geral da Saúde, o que se traduziu em partidas faseadas, saindo apenas seis atletas de cada vez, não tendo havido convívio final na zona da meta instalada no Largo José Afonso.

A prova teve início no areal do Parque Urbano de Albarquel, onde os atletas cumpriram uma única volta de 1,9 quilómetros a nadar, num circuito definido no rio Sado.

A zona de transição esteve instalada no Parque Urbano de Albarquel e o percurso de 90 quilómetros de ciclismo, com quatro troços, desenvolveu-se na cidade, em pontos como a Avenida Luísa Todi, e a Serra da Arrábida, com passagens pela Figueirinha, Galapos, Galapinhos e Portinho da Arrábida.

Já o último setor do triatlo, a corrida de 21,097 quilómetros, foi disputada em quatro voltas entre a Avenida Luísa Todi, seguindo a frente ribeirinha da cidade, ficando a meta instalada junto do Largo José Afonso.