19° Céu limpo
Associação Humanitária de Bem-Fazer São Paulo - Centro Comunitário de Vanicelos

A Associação Humanitária Bem-Fazer de São Paulo – Centro Comunitário de Vanicelos, em Setúbal, foi uma das três centenas de instituições selecionadas numa ação solidária que leva equipamentos de proteção a instituições de apoio a idosos para responder à pandemia da Covid-19.


A iniciativa “Heróis de Máscaras”, que resulta de uma parceria do programa EDP Solidária, do Correio da Manhã e da CMTV, encontra-se a distribuir máscaras, luvas, óculos de proteção e batas descartáveis, desde o dia 6, em estruturas residenciais para idosos.

Nesta ação, é disponibilizado meio milhão de euros para a aquisição destes equipamentos, doados a três centenas de intuições sinalizadas pelo Ministério de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social como carenciadas destes recursos destinados à prestação de cuidados de utentes e à proteção de colaboradores.

Os beneficiados neste programa têm de cumprir alguns requisitos, concretamente serem instituições particulares de solidariedade social ou legalmente equiparadas, desenvolverem a resposta lar de idosos com acordo de cooperação com a Segurança Social ou licença de funcionamento e prestarem cuidados a um mínimo de trinta utentes.

O programa EDP Solidária é uma ação de investimento social da Fundação EDP, existente desde 2004, com o objetivo de apoiar projetos nas áreas da saúde e da inclusão social. Este ano, a totalidade da dotação anual do programa EDP Solidária foi canalizada para combater a pandemia da Covid-19.

Além destes 500 mil euros para a aquisição de equipamentos de proteção individual para os lares, já tinha sido canalizada, em conjunto com a EDP, verba igual destinada à aquisição de ventiladores e outros equipamentos para o Serviço Nacional de Saúde.