23° Parcialmente nublado
Lauro António Masterclass de História de Cinema | Excalibur

“Excalibur”, filme inspirado na lenda do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda, realizado por John Boorman, está em destaque, no dia 10, no Fórum Municipal Luísa Todi, em mais uma sessão gratuita da Lauro António Masterclass.


“Excalibur”, realizado em 1981, é exibido ma segunda sessão do mês agosto no âmbito da Masterclass de História do Cinema, atualmente a passar o ciclo subordinado ao tema Filmes Que Amo, que partilha com o público uma seleção muito pessoal de obras da sétima arte do cineasta e crítico cinematográfico Lauro António.

O filme, com Helen Mirren, Nicholas Clay, Nicol Williamson e Nigel Terry, é inspirado em “Le Mort d’Arthur”, de Sir Thomas Malory e conta a história da lendária Excalibur, a espada mágica cravada numa rocha que apenas o futuro Rei Artur seria capaz de arrancar, levando-o ao trono e à união do reino.

Em agosto, as sessões de cinema na principal sala de espetáculos setubalense, sempre com início às 21h00, encerram a 31, com a apresentação de “Gilda”, de Charles Vidor, com George Macready, Glenn Ford, Joseph Calleia, Rita Hayworth e Steven Geray.

A história do filme desenrola-se através de uma visão exótica de Buenos Aires, entre becos escuros e casas de jogo, retratando, igualmente, a América do pós-guerra.

Em julho, esta masterclass já contou com as exibições de “Escrito no Vento”, de Douglas Sirk, “O Estranho Amor de Martha Ivers”, de Lewis Milestone, “E.T. – O Extraterrestre”, de Steven Spielberg, e “As Extraordinárias Aventuras de Mr. West no País dos Bolcheviques”, sátira de Lev Kuleshov.

A programação de agosto das Lauro António Masterclass, com sessões gratuitas de cinema, teve início com “O Feiticeiro de Oz”, musical de Victor Fleming.