Faleceu Francisco Lobo

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, determinou o cumprimento de um dia de luto municipal a 1 de dezembro pelo falecimento do antigo presidente desta autarquia Francisco Lobo.


O velório realiza-se a partir das 18h15 do dia 30 de novembro na Capela do Rosário, no Barreiro. O corpo será cremado no Cemitério da Paz, em Setúbal, no dia 1 de dezembro, às 11h00.

Francisco Lobo, nasceu no Barreiro, em 17 de novembro de 1931.

Membro do Partido Comunista Português, Francisco Lobo dedicou a sua vida à defesa dos direitos e da melhoria das condições de vida dos trabalhadores e das populações que serviu e da democracia.

Em 1962, a luta contra a ditadura, pela liberdade e democracia, levou-o às prisões do fascismo, onde permaneceu dois anos.

Em 1965, vem morar para Setúbal, iniciando atividade profissional na IMA, empresa do setor automóvel, onde continuou a lutar contra a ditadura e pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores e do povo.

É, também, em Setúbal que, eleito pelas listas da APU – Aliança Povo Unido, Francisco Lobo assume a presidência da Câmara Municipal, durante dois mandatos, entre 1979 e 1985.

Em 2004, Francisco Lobo é agraciado com a Medalha de Honra do Município de Setúbal na classe Paz e Liberdade.

Em 2008, Francisco Lobo publica um livro com as memórias da sua intervenção na construção do Poder Local Democrático em Setúbal.

Nunca deixa de desenvolver uma intensa atividade na URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

Foi membro do Comité Central, da Direção de Organização Regional de Setúbal e da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP.

A Câmara Municipal de Setúbal lamenta profundamente o falecimento de Francisco Lobo e apresenta à família sentidos pêsames.